Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO REMOTO: RELATO DA DOCÊNCIA ASSISTIDA
nathalia doria oliveira, Allyson Carvalho de Araújo, Marcio Romeu Ribas de Oliveira

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


O objetivo deste texto foi descrever a experiência de acompanhar a disciplina de “Mídia, Tecnologia e Educação Física” na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mediante o ensino remoto a partir da perspectiva da docência assistida. A disciplina foi ministrada por dois docentes do departamento e a discente de pós-graduação inserida na docência assistida. Foi planejado as aulas síncronas e assíncronas tendo dois ciclos: o primeiro o debate da Educação (Física) e as tecnologias; e o segundo o estudo de realidade da prática profissional em período da pandemia que dialogassem com as mídias e tecnologias. Assim, compreender a temática e suas relações se faz necessário em tempos de ensino remoto ou não. Por fim, ressalto que a docência assistida foi crucial na formação da pós-graduanda e compreender as relações intrínsecas e extrínsecas na formação de professor.

Referências


HEINSFELD, B.; PISCHETOLA, M. Cultura digital e educação, uma leitura dos Estudos Culturais sobre os desafios da contemporaneidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 2, p. 1349-1371, ago./2017.

SELWYN, N. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, G.; ROSADO, L.; CARVALHO, J. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. 1 ed. Rio de Janeiro: SESES, 2017.

ZABALZA, M. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed. 2004.

Texto completo: PDF