Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O ATLETISMO E AS PRESCRIÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Adelson Almeida Costa, Paulo Vitor da Silva Costa, Diego Luz Moura, Alvaro Rego Millen Neto

Última alteração: 2021-09-03

Resumo


O presente estudo corresponde a uma pesquisa de análise documental, de natureza qualitativa, com o objetivo de analisar como o atletismo está referenciado nos Documentos Curriculares (DC) para a Educação Física (EF) no ensino fundamental das 27 unidades federativas (UF) do Brasil. Foram realizadas análises mais gerais e preliminares, com a perspectiva de apresentar um panorama sobre a temática. Com isso, pode-se concluir que as recentes políticas de reestruturações dos DC das UF seguem as recomendações da BNCC, vista como a principal influência dessas. Nos DC, a prática do atletismo na EF parece se aproximar do que Kunz e Souza (2006, p.30) chamam de “encenação temática do esporte”, potencializando a adoção de uma perspectiva pedagógica que considera diferentes formas e significados de um se-movimentar.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
FAGANELLO GEMENTE, F. R.; MATTHIESEN, S. Q. Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na educação física escolar. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 183-200, jul./set. 2017.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
KUNZ, E.; SOUZA, M. Unidade didática 1: atletismo. In: KUNZ, E. (org.). Didática da educação física 1. 4. ed. Ijuí, RS: Editora Unijuí, p. 19-54, 2006.
SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

Texto completo: PDF