Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A TRAJETÓRIA DO NADADOR JUAZEIRENSE LOURIVAL QUIRINO
Joelzio dos Santos Oliveira, Christiane Garcia Macedo

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


Este trabalho objetiva apresentar a trajetória esportiva do ex-atleta de natação em águas abertas Lourival Quirino, no período de 1980 a 2000. Utilizamos 12 (doze) entrevistas de História Oral, os jornais impressos que circularam nas cidades de Juazeiro e Salvador, além de análise documental. Os resultados apontam uma trajetória única que teve o rio São Francisco como principal meio de treinamento para o ribeirinho. Na qual, conquistou importantes títulos da natação para a cidade de Juazeiro.

Referências


BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CERTEAU, M. A escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

CONCEIÇÃO, M. Entrevista concedida por Maria Francisca da Conceição ao Laboratório de Estudos da Cultura Corporal da Universidade do Vale do São Francisco. Entrevistador: Joelzio dos Santos Oliveira. Juazeiro (BA), 21 dez. 2019, 05p.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

JOSÉ, F. Nadadores de Juazeiro na travessia internacional do Rio Negro. Jornal de Juazeiro, Juazeiro, p.08, 01/02 de setembro, 1988.

JOSÉ, F. Juazeirense em 2º lugar na Travessia Mar Grande/Salvador. Jornal de Juazeiro, Juazeiro p.08, 09/10 de fevereiro, 1988.

MACEDO, C. G.; GOELLNER, S. V. Os estudos biográficos e sua contribuição para a pesquisa em história da Educação Física e esportes no Brasil. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 2013.

PESAVENTO, S. J. História e História Cultural. 3ª Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

Quirino e Janaína são pentacampeões. Jornal A tarde, Salvador, p.03, 23 de dezembro, 1996.

QUIRINO, L. Entrevista concedida por Lourival Alves Quirino ao Laboratório de Estudos da Cultura Corporal da Universidade do Vale do São Francisco. Entrevistador: Joelzio dos Santos Oliveira. Juazeiro (BA), 06 JUN. 2020, 34p.

SANTOS, R. Entrevista concedida por ao Rodrigo Rodrigues dos Santos ao Laboratório de Estudos da Cultura Corporal da Universidade do Vale do São Francisco. Entrevistador: Joelzio dos Santos Oliveira. Juazeiro (BA), 22 jan. 2021, 07p.

SILVA, F. A. da. Entrevista concedida por Francisco Aurialino da Silva ao Laboratório de Estudos da Cultura Corporal da Universidade do Vale do São Francisco. Entrevistador: Joelzio dos Santos Oliveira. Juazeiro (BA), 18 jan. 2021, 07p.

Texto completo: PDF