Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA VENCEDORES DO PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10
Marcos Godoi, Luciane de Almeida Gomes

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


O propósito do estudo foi analisar as práticas pedagógicas dos professores de educação física vencedores do Educador Nota 10, por meio de um estudo multicasos. Os vídeos com as práticas dos vencedores foram transcritos e analisados. As unidades temáticas mais abordadas foram esportes, ginástica e jogos e as estratégias didáticas foram diversificadas. Esta pesquisa coloca em evidência uma educação física inovadora, criativa, plural, que articula teoria e prática e que dinamiza o contexto escolar.

Referências


CARLAN, P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da educação física escolar: estudo de caso de uma prática “inovadora”. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez. 2012

FARIA, B. de A. et al. Inovação pedagógica na educação física. O que aprender com práticas bem sucedidas? Ágora para la EF y el Deporte, v. 12, n. 11, p. 11-28, 2010.

FENSTERSEIFER, P. E.; SILVA, M. A. da. Ensaiando o novo em educação física escolar: a perspectiva de seus atores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 119-134, jan./mar. 2011.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2 ed. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-61.


MALDONADO, D. T. et al. Indícios de mudanças na prática pedagógica dos professores de educação física: análise dos estudos publicados em anais de eventos nacionais. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 22, n. 1, p. 77-92, jan./abr. 2018

SILVA, M. S. da; BRACHT, V. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física. Kinesis, Santa Maria, v. 30, n. 1, p. 75-88, jan./jun. 2012.

Texto completo: PDF