Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O SMARTPHONE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLA
Fabio Souza de Oliveira

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Resumo: este estudo teve por objetivo investigar como o celular pode ser utilizado no contexto das aulas de educação física escolar em uma escola básica do interior da bahia utilizando abordagem qualitativo-exploratória. Verificou-se que o celular se apresenta como uma potente aliada para propostas formativas numa perspectiva mídia-educativa na educação física.

Referências


BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. Campinas/SP: Autores Associados, 2009.

BIANCHI, P.; PIRES, G. L. Cultura digital e formação de professores de educação física: Estudo de caso na unipampa. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 21, n. 4, p. 1025-1036, out./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2019.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. 2. Ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.

FANTIN, M. Mídia-Educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006. 264p.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 14. Ed. – São Paulo: Hucitec, 2014.

MULLER, J. C. Crianças e tecnologias digitais: desafios da mediação familiar e
escolar. Tese (doutorado). Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências
da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019. 318f. Disponível em: . Acesso em: 03 jun. 2021.

PIRES, G.L. Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. 336p.

SOUZA, G.R.; MENDES, D.S. Mídias na formação em educação física: análise de uma disciplina optativa. Revista Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 300-315, dezembro/2014. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2019.

Texto completo: PDF