Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS INTERFACES ENTRE A EDUCAÇÃO FÍSICA E A MÍDIA-EDUCAÇÃO: RESUMO DA OBRA
Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, Nathalia Dória Olivera, Carlos Alexandre Andrade dos Santos, Mateus Henrique Santos Silva, Yuri Raniery de Jesus Santos, Yuliane Souza Carvalhal Silva

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Este texto traz um resumo da obra “Observatório da Mídia Esportiva: suas interfaces entre a educação física e a mídia-educação” publicado em 2021 que apresenta sínteses de pesquisas desenvolvidas pelo Observatório da Mídia Esportiva (OME), do Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Estabelecer conexões entre a mídia, a educação e a Educação Física é essencial no contexto histórico de imersão nas diversas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e, por descortinar as aparências do poder simbólico presentes nos variados discursos midiáticos seja no campo do jornalismo esportivo, na educação e na política pública.
O objetivo é apresentar um resumo dos capítulos, seus aspectos metodológicos, resultados e a relação das pesquisas com a mídia-educação.

SETE CAPÍTULOS E SUAS SÍNTESES
O livro é composto por sete capítulos de abordagem qualitativa na metodologia. “Olimpíadas Rio/2016: o olhar dos voluntários”, abre a discussão em que se analisa o papel dos voluntários nas Olimpíadas Rio/2016. A pesquisa descritiva e as fontes orais foram cruciais para ler e interpretar os bastidores. Focou nos voluntários do Estado de Sergipe e traz o papel dos voluntários e a influência da mídia na “romantização” do espetáculo esportivo, camuflando as dimensões políticas e econômicas existentes.
“Copa do Mundo de Futebol como Tema Gerador no Âmbito Escolar”, um estudo descritivo em mídia-educação produziu vídeo e fotografias. Expõe como uma escola pública, do interior do Estado de Sergipe, preparou-se para um momento marcante na cultura brasileira.
“Mídia-educação (física): Ressignificando o futebol no ensino médio” – Um estudo monográfico em que a Mídia-educação e o Futebol são tensionados no âmbito escolar como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física em uma turma do ensino médio de uma escola pública de Sergipe.
“O Pibic Como Experiência: A construção do videotexto para pensar políticas públicas de esporte e lazer”. Uma pesquisa a partir da produção de um videotexto e de registros fotográficos, apresenta a situação de duas praças localizadas na cidade de Aracaju/SE. Ficou marcada as contradições das Políticas Públicas de Esporte e Lazer entre a zona sul e a periferia (zona norte).
“A Sistematização das Intervenções Mídia-Educativa: Experiência pedagógica na comunicação da pessoa com deficiência intelectual”, traz a experiência com a Mídia-educação em que se potencializam relações de aprendizagens com pessoas com deficiência intelectual através das diversas linguagens sobre a prática esportiva.
“Estudo Sobre a Profissionalização Docente na Formação Inicial de Licenciandos em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe”. O autor faz um diagnóstico acerca dos saberes expressos pelos Discentes de Educação Física Licenciatura da UFS em relação à profissionalização docente.
“Chegou o Estágio, e Agora? Reflexões e possibilidades com a mídia-educação”, apresenta as possibilidades pedagógicas em mídia-educação para o estágio em Educação Física tendo como base os trabalhos de comunicação oral publicados no Grupo de Trabalho Temático “Comunicação e Mídia” do CONBRACE/CONICE (2017-2019).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Mídia-educação é multifacetada. Vimos campos variados de intervenção e análise crítica em que um segmento da educação fora tensionado: a Educação Física.
A relação Educação Física e Mídia apresenta diversos objetos de estudos a serem observados e que, portanto, abrem-se possibilidades, perspectivas, abordagens epistemológicas e metodológicas de investigação numa dimensão para formação humana.

Referências


REFERÊNCIAS
BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

DORENSKI, S.(Org.). Observatório da mídia esportiva: suas interfaces entre a educação física e a mídia-educação. Juiz de Fora/MG: Editora Garcia, 2021.

FANTIN, M. e RIVOLTELLA, P. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Campinas/SP: Papirus, 2012.

Texto completo: PDF