Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONHECENDO A ESCOLA EM TEMPOS REMOTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ANÁLISE DO PPP DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NO PIBID/UNIMONTES
Larissa Caroline Ferreira Ribeiro e Sobral, LIVIA SUELY SOUTO, MIRIAM SOARES MELO, MATHEUS RODRIGUES SILVA, RUAN KENNEDY SOUSA ALVES, ALEX SANDER FREITAS

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


INTRODUÇÃO
O presente relato traz uma análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Municipal Dominguinhos Pereira do munícipio de Montes Claros/MG. Essa análise foi realizada pelos acadêmicos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Educação Física na Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) que iniciou-se em outubro de 2020.
O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola não é um documento pronto e acabado, ele deve estar em constante mudança, buscando atender às necessidades da escola. Assim, “construir o projeto pedagógico de uma escola é mantê-la em constante estado de reflexão e elaboração numa esclarecida recorrência às questões relevantes de interesse comum e, historicamente, requeridos” (GADOTTI, 2000, P.71). Dessa forma, o PPP é um documento que deve ser elaborado por todas as escolas com o objetivo de orientar as práticas educacionais durante todo o ano letivo. Ele é importante porque funciona como uma espécie de mapa que serve para guiar a instituição a crescer e melhorar sua qualidade de ensino-aprendizagem.
Neste contexto, temos como objetivo analisar a atividade realizada de forma remota, no PIBID de Educação Física/UNIMONTES, sobre o PPP da Escola Municipal Dominguinhos Pereira. Vale explicar que essa atividade sobre o PPP da supracitada escola foi realizada de forma remota por determinação das regras de distanciamento social ocasionadas pela pandemia da Covid-19.
A seguir, delimitaremos os caminhos metodológicos que nos direcionaram para o objetivo acima.

CAMINHOS METODOLÓGICOS
Neste relato, realizamos a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) que fez parte de uma atividade do PIBID/UNIMONTES de Educação Física. A metodologia utilizada foi a leitura, análise do PPP e pontuação dos aspectos importantes para o planejamento escolar de forma geral, tendo como indicadores teóricos livros e artigos. Nessa atividade, o supervisor do PIBID fez a apresentação da escola, na sequência dividiu os acadêmicos em dois grupos com quatro pessoas cada um, por conseguinte passou a eles um questionário onde foi levantado vários aspectos sociais, legais, estruturais, pedagógicos e a visão do grupo sobre o PPP. Após o preenchimento do questionário e análise, foi realizada uma apresentação via Google Meet em que o grupo apresentou os aspectos da escola a partir do PPP.
Ao entendermos todas as partes do PPP da escola, lócus deste estudo, a presente atividade nos possibilitou conhecer a escola, mesmo que de forma remota, desde a parte histórica até o seu desenvolvimento e projetos futuros.
A seguir, discutiremos os resultados encontrados a partir da análise deste PPP.

RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante a análise compreendemos que o PPP deve estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2013), que são discutidas, concebidas e fixadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), neles estão definidos objetivos e metas a nível nacional. Com intuito de melhoria em diversos aspectos, o PPP pode ajudar de forma decisiva a escola a alcançar os seus objetivos e a sanar as suas deficiências. Por meio da análise desta atividade, tivemos um maior entendimento através do contexto cultural e social na qual a escola está inserida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
A compreensão do PPP de uma escola não é simplesmente junções de projetos didáticos de professores e plano de ensino, nem apenas um instrumento que faz menções às diretrizes pedagógicas da instituição educativa em si, mas um processo que mostra a realidade da escola, usando uma visão panorâmica. O PPP é um documento dinâmico da escola e, sendo assim, deverá ser atualizado com objetivo de investigar e demarcar novas metas e propostas educacionais adequadas à realidade da escola. Nessa perspectiva, “o projeto político-pedagógico vai além de um simples agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas.”
Assim, realizar esta atividade no PIBID sobre o PPP da escola, essa ação nos coloca diante da realidade de toda uma comunidade escolar a fim de que possamos com esta experiência, mesmo que de forma remota, nos tornarmos parte desta realidade. Como acadêmicos, entender e conhecer a escola através do PPP nos aproxima da instituição e nos preparam para uma compreensão ampliada da sua importância na nossa formação e ação acadêmicas.

Referências


BRASIL. Lei nº 9.394 (LDB), art. 12, de 20 de dezembro de 1996. E as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 de dezembro de 1996.

GADOTI, M. Perspectivas atuais da Educação. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.

Texto completo: PDF