Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O FESTEJO DO TAMBOR MINEIRO: ENTRELAÇANDO SABERES E CORP(ORALIDADES)
Raquel Rocha Nunes, Maurício Lino Moreira, José Alfredo Oliveira Debortoli

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Este estudo buscou compreender as possibilidades de um lazer outro e trouxe olhares para os saberes e as corp(oralidades) do Festejo do Tambor Mineiro. Uma festa negra, pública e na rua que nos permitiu achegar em seus sentidos e significados, como também pensar a cultura popular e as resistências no contexto da cidade de Belo Horizonte. Nesse sentido, nos aproximamos de uma abordagem etnografia a partir da imersão no contexto e a entrevista com o mestre Maurício Tizumba.

Referências


CASTRO JUNIOR, Luís Victor. Festa e corpo: as expressões artísticas e culturais nas festas
populares baianas. 2014.

DEBORTOLI, José Alfredo Oliveira. Lazer, envelhecimento e participação social. Licere, Belo Horizonte, v.15, n.1, mar. 2012. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/download/739/540/3338. Acesso em: 14 de maio de 2021.

GOMES, C. L. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, jan./abr. 2014.

GOMES, Christianne L.; ELIZALDE, Rodrigo. Produção de conhecimentos sobre o lazer na América Latina: Desafios e perspectivas. In: ISAYAMA, Hélder Ferreira; OLIVEIRA, Marcus Aurelio Taborda de (Org.). Produção de conhecimento em estudos do lazer: Paradoxos, limites e possibilidades. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. p. 113-137.

MAGNANI, J. G. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, p. 11-29, 2002.

MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. Letras, n. 26, p. 63-81, 2003.

NUNES, Raquel Rocha. Lazer, resistência e cultura no contexto urbano: dos tambores e ritmos africanos ao Festejo do Tambor Mineiro. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudos do Lazer) – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Universidade Federal de Minas Gerais, 2020

ROSA, Maria Cristina. Festa. In: GOMES, Christianne Luce (Org.). Dicionário Crítico de
Lazer. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 88-93.

Texto completo: PDF