Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CURRÍCULO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEMG: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO AMPLIADA
Carla Nogueira Santos, Camila Cristina Fonseca Bicalho, Diogo Rodrigues Puchta, Fernanda Abbatepietro Novaes, Paola Luzia Gomes Prudente

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O objetivo do estudo foi contextualizar a construção do novo PPC do curso de Educação Física da UEMG. Os procedimentos adotados foram: estudo de propostas curriculares; assembleia docente; consulta às/aos estudantes; revisão dos pareceres da área e elaboração da proposta. O novo PPC se concretiza pela oferta de um currículo ampliado que, sem renunciar à licenciatura, incorpora conteúdos do núcleo específico do bacharelado.

Referências


BRACHT, V. Saber e fazer pedagógicos: acerca da legitimidade da Educação Física como componente curricular. In: CAPARROZ, Francisco (Org.) Educação Física Escolar: política, investigação e intervenção. Vitória: Proteoria, 2001, p.67-79.
BRASIL. Resolução CNE/CES nº 6, de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 17 de dezembro de 2018, Seção 1, pág. 33.
MINAS GERAIS. Resolução COEPE/UEMG nº 132/2013, de 13 de dezembro de 2013. Regulamenta a implantação do regime de matrícula por disciplina nos Cursos de Graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e os procedimentos e limites para matrícula.
VAGO, T.M. Pensar a educação física na escola: para uma formação cultural da infância e da juventude. Cadernos de formação RBCE, v.1, n.1, 2009.

Texto completo: PDF