Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AÇÕES PEDAGÓGICAS NA ORIENTAÇÃO DOS FAMILIARES PARA ATUAR NA MEDIAÇÃO DA BRINCADEIRA DAS CRIANÇAS COM AUTISMO NA PANDEMIA
JOSE FRANCISCO CHICON, FLAVIANE LOPES SIQUEIRA SALLES, FABIANA ZANOL ARAÚJO, GABRIELA VILHENA MURACA, Maria das Graças Carvalho Silva de Sá

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


Objetiva analisar as ações pedagógicas organizadas pela equipe de trabalho do Laefa no modelo Earte, para orientar os familiares na mediação da brincadeira das crianças com autismo em casa. Os sujeitos foco são 20 familiares e seus/suas filhos/as com deficiência/autismo (com idades entre 3-6 anos). A análise indica que o investimento na orientação das famílias, promove mudanças significativas, tornando o brincar em casa um movimento potente e dinâmico para o desenvolvimento infantil.

Referências


ARAÚJO, F. Z.; CHICON, J. F. Educação física e inclusão: aspectos relacionais da criança com autismo na brincadeira. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. (Série Desenvolvimento Humano e Práticas Inclusivas).

CHIOTE, F. de A. B. A mediação pedagógica na inclusão da criança com autismo na educação infantil. 2011. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2011.

MINAYO, M. C. de S. (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

SALLES, F. L. S.; CHICON, J. F. A mediação pedagógica do professor no brincar da criança com autismo. Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia, 2020. (Série Desenvolvimento Humano e Práticas Inclusivas).

SIQUEIRA, M. F.; CHICON, J. F. Educação Física, autismo e inclusão: ressignificando a prática pedagógica. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

VIGOTSKI, L. S. A brincadeira e o seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução de Zóia Prestes. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, Rio de Janeiro, n. 8, p. 23-36, Jun. 2008.

Texto completo: PDF