Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO
Luísa Helmer Trindade, Raquel Firmino Magalhães Barbosa, André da Silva Mello

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


Discute o trabalho da Educação Física com crianças em tratamento oncológico. Trata-se de uma Pesquisa-Ação Colaborativa, com crianças entre 4 e 16 anos. Os dados produzidos foram sistematizados em três categorias: brincar planejado em conjunto; tempo do brincar; e agências infantis no brincar. Aponta para a construção coletiva no planejamento e o reconhecimento das crianças como agentes de si e produtoras de cultura, dando visibilidade ao que é criado e ressignificado por elas.

PALAVRAS-CHAVE: trabalho pedagógico; crianças com câncer; educação física.

Referências


BROUGÈRE, G. Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: ARTMED, 2005.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
DELALANDE, J. Le concept d’enfant acteur est-il dejá perimé? Reflexions sur des ouvertures possibles pour um concept toujours a questionner. AnthropoChildren, Liege, n. 4, p. 1-8, jan. 2014.
GALVÃO, E. R. Relações pedagógicas da Educação Física com crianças e adolescentes em tratamento oncológico. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, UFES, Vitória, 2019.
IBIAPINA, I. M. L de M. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.
KOHAN, W. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Revista Práxis Educativa, Ponta Grossa/PR, v. 15, p. 1-9, jun. 2020.
REDIN, M. M. Crianças e suas singularidades. In: MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (orgs.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009. p. 115-126.
SARMENTO, M. J. A sociologia da infância e a sociedade contemporânea. In: ENS, R. T.; GARANHANI, M. C. A sociologia da infância e a formação de professores. Curitiba: Champagnat, 2013. p. 13-46.
TOLOCKA, R. E. et al. Brincar e crianças com câncer: que relação é esta? Licere, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 421-444, mar. 2019.

Texto completo: PDF