Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UM OLHAR A PARTIR DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE SOBRE A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS PROFESSORES INICIANTES ADMITIDOS EM CARÁTER TEMPORÁRIO
Sérgio de Oliveira Junior, Vitor da Silva Gonçalves, Victor Julierme Santos da Conceição

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


A pesquisa traz como objetivo: identificar os elementos que constroem a identidade docente dos professores iniciantes, sob o olhar do paradigma da complexidade. O estudo narrativo com três professores de Educação Física deu origem a três categorias para compreender a construção da identidade docente:a) os ciclos de trajetória de vida b) a auto-eco-organização e c) os imprinting culturais. A complexidade de tornar-se professor emerge das constantes interações e socializações com “outros”.

Referências


DUBAR, C. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção Social da Realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 34 ed. Petrópolis, Vozes, 2007.

JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. Prefácio de António Nóvoa, traduçãode José Cláudio e Júlia Ferreira. Lisboa: Editora Educa-Formação/Universidade de Lisboa, 2002.

JOSSO, M.C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set. /dez. 2007.

MORIN, Edgar. O Método 2: A vida da vida. 3. Ed – Porto Alegre: Sulina: 2005.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Bertrand Brasil, 2015.

Texto completo: PDF