Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MOVIMENTOS DE CRÍTICA E RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARGENTINA: DIÁLOGOS COM DIFERENTES TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS E ACADÊMICAS
DEBORA NASCIMENTO GOMES, Felipe Quintao de Almeida, Alejo Levoratti

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


A PRESENTE PESQUISA BUSCA COMPREENDER COMO SE PRODUZIU NA EDUCAÇÃO FÍSICA ARGENTINA, NOS ÚLTIMOS 40 ANOS, DIFERENTES TENTATIVAS DE RENOVAR A ÁREA E A TRADIÇÃO QUE ATÉ ENTÃO ERA INSTITUÍDA NA DISCIPLINA, A PARTIR DE ANÁLISES AOS TRABALHOS DE DOIS AUTORES ARGENTINOS QUE TOMARAM PARTE NESTE PROCESSO DE RENOVAÇÃO. DE ABORDAGEM E NATUREZA QUALITATIVA, REALIZAREMOS UMA PESQUISA DE CAMPO COM ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS. BUSCAREMOS IDENTIFICAR COMO OCORREU UMA RENOVAÇÃO NO ESTATUTO (EPISTEMOLÓGICO, POLÍTICO, PEDAGÓGICO E CURRICULAR) DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARGENTINA; ANALISAR AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE DOIS PROFESSORES E AUTORES IMPORTANTES NO CAMPO ARGENTINO (RICARDO LUIS CRISORIO E JORGE GÓMEZ) E IDENTIFICAR COMO OS AUTORES TÊM PENSADO O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARGENTINA (AS MOTIVAÇÕES, REFERÊNCIAS TEÓRICAS, AS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS E A CONCEPÇÃO DE CORPO).

Referências


BRACHT, V. Identidade e crise da educação física: um enfoque epistemológico. In: BRACHT, V.; CRISÓRIO, R. (Org.). A educação física no Brasil e na Argentina: identidade, desafios e perspectivas. Campinas: Autores Associados. p. 13-29, 2003
GALAK, E. Paradojas de la epistemologia de la Educación Física Argentina: verdade, identidade y doxa em la formación superior. In: GOMES, I. M.; ALMEIDA, F. Q.; VELOZO, E. Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. p. 193-220.
ROZENGARDT, R; GONZÁLEZ, F. J. Aportes para una agenda de la educación física en sudamérica. Alesde. Curitiba, v. 9, n. 2, p. 19-32, dez, 2018.

Texto completo: PDF