Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Impactos do SAEPE no trabalho docente
Aline Marília Silva, Rosângela Branco Lindoso

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O estudo é uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar os efeitos objetivos e subjetivos do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco, (SAEPE) no trabalho docente. Primeiro a pesquisa foi realizada no site Scielo com o descritor trabalho docente onde foram encontrados 1.600 arquivos, na qual 1.059 estavam em português. Em seguida, a busca foi com o descritor SAEPE, no Google Acadêmico onde foram encontrados 2.800 arquivos. Dos arquivos encontrados 17 relacionavam SAEPE ao trabalho docente. Os resultados apontam que a política de responsabilização implantada no Estado, justificada pela qualidade da educação, geram como efeitos objetivos a intensificação e precarização do trabalho docente, e como efeito subjetivo o adoecimento docente e com relação aos discente geram o falseamento de resultados, estreitamento curricular e precarização no processo de ensino.

Referências


BASSO, Itacy Salgado. Significado e sentido do trabalho docente. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 44, p. 19-32, Apr. 1998.

BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, June 2012.

SANTOS, Zélia Maria Melo De Lima. A formação do professor e as implicações do processo de avaliação externa na prática docente. Anais IV SINALGE... Campina Grande: Realize Editora, 2017.

NASCIMENTO, Mariana do Carmo. Considerações sobre o processo de avaliação externa da leitura no Estado de Pernambuco. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.

Texto completo: PDF