Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE SAÚDE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Cinthia Emerenciana de Almeida, Alexandre Palma, Marcelo Paraiso Alves

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


O presente trabalho se caracteriza como uma proposição didática para a discussão de saúde junto a EJA. A referida proposição pedagógica foi aplicada em uma escola pública e objetivou visibilizar as experiências sociais desenvolvidas junto aos estudantes de uma escola da rede municipal de ensino. O escopo metodológico se desenvolveu por meio dos Estudos do Cotidiano, tendo a roda de conversa como sua principal dinâmica para apreensão do percurso dos(as) sujeitos praticantes em sua trajetória.

Referências


BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
CHEIK, Nadia C. et al. Efeitos do exercício físico e da atividade física na depressão e ansiedade em indivíduos idosos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 11, n. 3, p. 45-52, 2008.
FASANELLO, Marina Tarnowski NUNES, João Arriscado; PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Metodologias colaborativas não extrativistas e comunicação: articulando criativamente saberes e sentidos para a emancipação social. Revista Eletrônica Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, out-dez.,12(4), pp. 396-414, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MARTINS, P. H. Epistemologias do Sul e seus Impactos sobre as ações e as Políticas em Saúde no Brasil. Revista Ensaios e & Diálogos em Saúde Coletiva, n. 3, 2016.
MENESES, Maria Paula. “Quando não há problemas, estamos de boa saúde, sem azar nem nada”: para uma concepção emancipatória de saúde e das medicinas. In SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização, 2005, pp. 423-468.
MOLLO, E. C. El vivir bien, una propuesta de los pueblos indígenas a la discusión sobre el desarrollo. Obets. Revista de Ciencias Sociales, (v. 6), n. 1, 2011, pp. 19-33.
OLIVEIRA, Inês Barbosa. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alii; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2012.
PALMA, A.; VILAÇA, Murilo Mariano. O sedentarismo da epidemiologia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, p. 105-119, 2010.
PALMA, Alexandre et al. Culto ao corpo e exposição de produtos na mídia especializada em estética e saúde. Movimento (ESEFID/UFRGS), v. 16, n. 1, p. 31-51, 2010.
RAGO, Margareth. Narcisismo, sujeição e estéticas da existência. Verve, n. 9, São Paulo, v. 9, 2006, pp. 236-250.
SANTOS, B. S. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia Esencial. Volume I: Para um pensamento alternativo de alternativas. 1a ed. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO, 2018.

Texto completo: PDF