Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O OCASO DA POLÍTICA ESPORTIVA BRASILEIRA NO GOVERNO BOLSONARO
Frederico Jorge Saad Guirra, Lino Castellani Filho Castellani Filho, Fernando Henrique Silva Carneiro

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


O Ministério do Esporte, extinto em 2019, rebaixou o trato da política esportiva a uma Secretaria Especial subordinada ao Ministério da Cidadania e Ação Social, passando a ocupar lugar mais que secundário, pela queda de braços entre a ala militar e a ideológica, provocando uma inércia na política esportiva nacional. Os fatos desencadeados nesta Secretaria revelam seu ‘ocaso’ e o das políticas esportivas e de lazer, no Brasil.

PALAVRAS-CHAVE: Política Pública; Política Esportiva; Esporte.

Referências


CARNEIRO, F. H. S., Athayde, P. F. A., & Mascarenhas, F. Era uma vez um Ministério do Esporte...: seu financiamento e gasto nos governos Lula, Dilma e Temer. Motrivivência, v. 31, n. 60, p. 01-22, 2019.
CELSO, Castro (Org.) General Villas Bôas: conversa com o comandante. – Rio de Janeiro: FGV Editora, 2021. 244 pg.
DCM – O ESSENCIAL. Padrinho de Flávio indicado para secretaria de Esportes. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/padrinho-de-flavio-indicado-para-secretaria-de-esportes-nunca-foi-trabalhar-no-cargo-anterior/. Acesso em 15 de jun. 2021.
FOLHAPRESS. Governo Bolsonaro corta 94% do investimento em atletas militares. Disponível em: https://www.folhape.com.br/esportes/governo-bolsonaro-corta-94-do-investimento-em-atletas-militares/129671/. Acesso em 17 de fev. 2021.
GUIRRA, F. J. S.; CASTELLANI FILHO, L. SEGUNDO TEMPO – FORÇAS no ESPORTE: A Expansão do esporte de alto rendimento como legado dos Jogos Mundiais Militares. In. SILVA, João Batista Lopes da. Educação física, esportes e lazer em perspectiva sociocultural e inclusiva. Art Letras Editora; 1ª edição. 208 pg.
MARTINS FILHO, João Roberto. Os militares e a crise brasileira. 1ª. Ed. – São Paulo :Alameda, 2021.
PEDUZZI, P. Governo vai ampliar Programa Forças do Esporte. Disponível em https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-06/governo-vai-ampliar-programa-forcas-do-esporte. Acesso em, 09 mai. 2021.
TRANSPARÊNCIA NO ESPORTE. Recursos para o esporte. 2021. Disponível em: http://www.transparencianoesporte.unb.br/. Acesso em: 15 abr. 2021.

Texto completo: PDF