Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O USO DA FERRAMENTA PODCAST COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO– UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID/UFRN
Tatiana Camila de Lima Alves da Silva, Lucas Rafael Pacheco de Melo, Joyce Fernandes de Melo, Leilane Shamara Guedes Pereira Leite, Allyson Carvalho de Araújo

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


INTRODUÇÃO
O momento atual força professores e alunos a permanecerem em casa e o uso das tecnologias como recurso pedagógico no ensino remoto vem sendo um desafio para os docentes entretanto esse período oferece oportunidade dos mesmos reinventaram a maneira de transmissão de conhecimento, fazendo uso de ferramentas tecnológicas, além de novas metodologias de ensino aumentando cada vez mais o impacto tecnológico na esfera educacional.
Nessa perspectiva, o uso de recursos midiáticos e plataformas projetadas para a criação desses recursos tendo como objetivo a discussão de temas relacionados à educação física é uma interessante estratégia e o podcast, nesse contexto, se caracteriza como uma ferramenta capaz de oferecer o conhecimento de maneira dinâmica, através de uma linguagem acessível e somando-se a isso também há a possibilidade de introdução de elementos musicais durante a narrativa, tornando o podcast uma estratégia de transmissão de conhecimento que oferece um formato didático-pedagógico atrativo. Júnior, Silva e Bertoldo (2020) corrobora com esse pensamento ao ressaltar a inclusão de ferramentas tecnológicas durante o ensino remoto como um processo de aprendizagem criativa por parte do docente.
Dessa maneira, o presente trabalho tem como objetivo expor a experiência de criação de um podcast composto por uma série de episódios realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) durante as aulas de educação física no ensino remoto de uma escola estadual de ensino profissional na cidade de Natal/RN.
Trata-se de um texto de caráter descritivo, qualitativo, do tipo relato de pesquisa que busca explorar a estratégia de ensino da educação da física por meio da ferramenta midiática podcast no Centro Estadual de Educação profissional Profª Djanira Brasilino de Souza nas turmas de 1° ano do curso de Meio Ambiente.

RELATANDO A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: DADOS INICIAIS
O podcast RÁDIO PIBID foi elaborado pelos bolsistas do PIBID da educação física vinculados a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o intuito de abordar os principais temas que seriam explanados durante a aula remota de educação física de uma escola da rede pública de ensino.
O podcast composto por quatro episódios: esporte inclusão, qualidade de vida no trabalho, mídias e práticas corporais de aventura na natureza foi desenvolvido a partir da plataforma online Anchor sendo disponibilizado depois de forma gratuita também em outras cinco plataformas incluindo o streaming Spotify. Os discentes tiveram acesso ao episódio correspondente a temática que seria abordada em aula síncrona a fim de provocar nos mesmos o aprofundamento no tema previsto visando uma melhor construção do processo de ensino e aprendizagem no decorrer da aula síncrona expositiva dialogada.
Por fim, após a explanação de todos os temas atrelados aos episódios foi questionado aos alunos em formulário online anônimo, o que eles acharam do uso do podcast como ferramenta de abordagem do conteúdo.

RESULTADOS
O formulário online obteve 29 respostas a pergunta: “O que você achou do uso do podcast como ferramenta de abordagem de conteúdo?” Dentre elas 34,5% foi dita como excelente e 41,4% como bom. Com base no feedback dos alunos realizado pelo formulário e durante o desenvolvimento das aulas síncronas pudemos observar a influência positiva do acesso ao conteúdo anteriormente a aula por meio do podcast, os discentes apresentaram uma melhor propriedade para dialogar sobre o assunto além de uma maior participação durante as aulas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência da criação de um podcast como recurso midiático e método de ensino durante o ensino remoto. A partir desta experiência, refletiu-se que o uso de ferramentas midiáticas visando explorar uma linhagem digital no ensino da educação física é um instrumento pedagógico positivo, levando em consideração o consumo tecnológico elevado por parte da juventude escolar que se apropria de forma rápida desses tipos de ferramentas. Além disso, a linguagem sonora das plataformas digitais é um horizonte a ser explorado pela escola, oferecendo alta interatividade entre os participantes.

Referências


SILVA, J. E. A; SILVA, C. F. P; BERTOLDO, S. R. F. Educação em tempos de pandemia: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Tecnia, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 31-51, dez. 2020.

Texto completo: PDF