Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO PIBID: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Lucas Rafael Pacheco de Melo, Tatiana Camila de Lima Alves da Silva, Joyce Fernandes de Melo, Leilane Shamara Guedes Pereira Leite, Allyson Carvalho de Araújo

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


INTRODUÇÃO
O atual contexto da nossa sociedade foi afetado drasticamente com o novo coronavírus (COVID-19), limitando o contato humano e as relações interpessoais em escala mundial, fechando instituições de ensino, respeitando os decretos de distanciamento social. Diante desta problemática os docentes viram-se na necessidade de aprimorar estratégias didáticas e buscar capacitação para utilizar dispositivos tecnológicos, os quais ainda estão timidamente presentes nos espaços de debate da Educação Física Escolar (EFE), como destaca Fonseca et al. (2020).
O presente trabalho tem o objetivo de relatar a experiência vivida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o uso de ferramentas digitais no ensino remoto. O texto caracteriza-se como um relato de pesquisa de caráter descritivo com abordagem qualitativa, buscando explorar estratégias de ensino na escola Centro Estadual de Educação Profissional Profª Djanira Brasilino de Souza nas turmas de 1º ano do curso de Meio Ambiente.
RELATANDO A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA: DADOS INICIAIS
Em meados de outubro de 2020 foi iniciado o PIBID de Educação Física (EF) referente ao ano letivo de 2020 pela UFRN, onde junto com o planejamento das atividades, tivemos encontros formativos de qualificação dos bolsistas. Dentre as temáticas abordadas, a utilização dos Recursos Educacionais Digitais (REDs) foi levantada, os quais foram utilizados pelos pibidianos por todo o restante do período letivo de 2020.
Segundo Batista (2021), os REDs são qualquer material de caráter educacional e científico apresentado em formato digital, independente do seu formato, apresentação e acesso. Também podem ser desenvolvidas através de várias linguagens, atendendo uma grande diversidade de autores e apreciadores.
Após percorrer este caminho formativo, tivemos um planejamento organizado em aulas síncrona e assíncrona, onde na primeira temos um ambiente virtual dependendo de uma conexão de videochamada com os alunos ao vivo, já na segunda sem a obrigatoriedade de conexão em tempo real. Tais condições reforçaram a necessidade de utilizar os REDs no percurso pedagógico durante todo o PIBID de EF.
Os tipos de REDs que produzimos ou utilizamos foram: podcasts, textos, vídeos animados, infográficos, jogos educacionais, gibis, formulários, entre outros. Ao final do período letivo construímos um formulário via Google Forms, onde avaliamos a atuação dos pibidianos e os principais REDs utilizados nas aulas (podcast e jogos).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Como resultado da experiência pedagógica relatada acima, foram produzidos os REDs e aplicados nas aulas, utilizando aulas expositivas dialogadas como estratégia de ensino. A recepção e participação da turma foi vista de forma positiva no formulário aplicado a turma, onde a questão referente aos jogos foi feita de forma aberta, já na questão sobre o podcast fizemos de forma fechada com nível máximo de “excelente” e mínimo de “péssimo”. Ao todo, obtivemos 29 respostas.
Nos deparamos com algumas das seguintes respostas para o questionamento sobre a utilização de jogos: “Inovador, a vasta maioria dos professores não fazem uso de ferramentas deste tipo.”; “Muito boa, facilita na aprendizagem.”; “Muito legal além de tá aprendendo também está se divertindo”; “INCRÍVEIS nunca mais vou esquecer os conteúdos dados!”. Já nos dados relativos ao uso do podcast, tivemos 10 (34,5%) respostas “excelente”, 12 (41,4%) “bom” e 7 (24,1%) “regular”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados descritos demonstram que o PIBID de EF preocupou-se em trazer propostas didáticas utilizando os REDs, adaptando-se diante das perspectivas do ensino remoto e obteve-se produtos de diversas características midiáticas. Ainda assim, podemos observar nos relatos dos educandos a ausência de ferramentas digitais inseridas no seu contexto educacional, salientando o tradicionalismo ainda presente em sala de aula. Diante disso, fica evidente a necessidade da formação continuada dos docentes, a fim de estreitar as relações com os avanços tecnológicos e a sala de aula.

Referências


BATISTA, A. P. Educação Física e Recursos Educacionais Digitais: uma intervenção pedagógica no ensino médio integrado do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte. 2021. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
FONSECA, F B. et al. Educação física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, [S.L.], v. 32, n. 63, p. 01-18, 1 out. 2020. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Texto completo: PDF