Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O CORPO PESQUEIRO-QUILOMBOLA DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL DO NORDESTE BRASILEIRO
Ana Amélia Neri Oliveira

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Objetivamos compreender os sentidos e significados do corpo manifesto Festa do Mangue do Cumbe, partir de um estudo de orientação etnográfica que usou observação participante, entrevista compreensiva e conversas informais. Os interlocutores foram os atores sociais participantes do ritual. Sentidos e significados de resistência política e cultural são visíveis no corpo do pescador, da marisqueira e do calungueiro. As gestualidades dos corpos evocam um sentido de pertença ao mangue e ao quilombo.

Referências


CARVALHO, M. C. P. de et al. A atualização do conceito de quilombola: identidade e território nas definições teóricas. In: Ambiente & Sociedade. Campinas, n. 10, jan/junho de 2002.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. 6ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

FABIANI, Pedro Paulo de Abreu. A arqueologia de Palmares. In: REIS, João José; GOMES, Flávio Santos (Orgs). Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1996.

FERREIRA, Vitor Sérgio. Artes e manhas da entrevista compreensiva. In: Saúde e Soc. São Paulo. V. 23, n. 3, p.979-992, 2014.

GRANJA, Paulo. O detalhe, a exceção e a regra: fazer estudos de caso etnográficos. In: Metodologias de Investigação em Ciências Sociais: experiências de investigação em contextos moçambicanos. João Feijó [Coordenação]. Escola, Editora, Editores e Livreiros Ltda. p. 147-177, 2007.

LE BRETON, D. Sociologia do corpo. 3ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MAUSS, M. As técnicas do corpo. In: Sociologia e antropologia. Rio de Janeiro: Cosac & Naify, 2003.

O’DWYER, E. Ca. Os quilombos e a prática profissional dos antropólogos. In: O’DWYER, Eliane Cantarino [Org.]. Quilombos: identidade étnica e territorialidade. Rio de Janeiro: Editora FVG, 2002.

PAIS, José Machado. Vida Cotidiana: Enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

PEIRANO, Mariza. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2003.

RATTS, Alex. Percursos e territórios negros/quilombolas: introdução a uma pesquisa no Ceará. In: MACHADO, Adilbênia, Freire [et al.] (Org). Memórias de Baobá II. Fortaleza: Imprece, 2015.

VIEGAS, Susana de Matos e MAPRIL, José. Mutualidade e conhecimento etnográfico, In: Etnográfica [online], v. 16 (3), 2012.

Texto completo: PDF