Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENTRE JANELAS E ANDARES: REFLEXÕES SOBRE UMA ETNOGRAFIA COM EMPRESÁRIOS DE FUTEBOL
Walter Reyes Boehl, Mauro Myskiw, Leonardo Silva de Lima, Mauro Castro Ignácio, Augusto Dias Dotto

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Apesar de o futebol ser o esporte mais popular do Brasil, muitos dos acontecimentos fora de campo não são de conhecimento público. Buscando compreender as relações de trabalho entre empresários e jogadores, foi desenvolvido esse trabalho etnográfico, à partir de um excerto de uma dissertação de mestrado. Através de uma etnografia multissituada, foi possível acompanhar as rotinas dos interlocutores. Em um ambiente marcado por muito sigilo e discrição, o fazer etnográfico se mostrou um desafio.

Referências


BITENCOURT, F. G No reino do quero-quero: corpo e máquina, técnica e Ciência em um centro de treinamento de futebol uma etnografia ciborgue do mundo vivido. 2009, 332 f.. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

DaMATTA, R. O ofício do etnólogo ou como ter ‘Antropological Blues’ In: A aventura sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978

DAMO, A. S. Do dom à profissão: a formação de futebolistas no Brasil e na França. São Paulo: Hucitec: Anpocs, 2007. 359 p.

ECKERT, C.; ROCHA, A. L. C. O antropólogo na figura do narrador. Revista Habitus, v. 1, n. 2, p. 395-420, 2004.

FONSECA, C. Quando cada caso não é um caso. Revista Brasileira de educação, v. 10, n. 1, p. 58-78, 1999.

MARCUS, G. E. Etnografia en/del sistema mundo. El surgimento de La etnografia multilocal. Cidade do México: Alteridades, v. 11, p. 11-127, 2001.

PINHEIRO-MACHADO, R. Made in China: produção e circulação de mercadorias no circuito China-Paraguai-Brasil. 2009. 332 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRGS, Porto Alegre, 2009.

SCHUCH, P. A vida social ativa da ética na Antropologia (e algumas notas do “campo” para o debate), in: SARTI, C., DIAS DUARTE, L. F. (ORGs). Antropologia e ética: desafios para a regulamentação. ABA Publicações, Brasília, 2012.

VELHO, G. Estranhando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira (org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, p. 36-46, 1978.

Texto completo: PDF