Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O DESENVOLVIMENTO DO JUDÔ EM CAXIAS DO SUL: ENTRE OS ANOS 80 E 2000
Walter Reyes Boehl, Mauro Myskiw, Mauro Castro Ignácio

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


INTRODUÇÃO
Esta pesquisa é parte de um estudo em andamento com escopo na investigação sobre o desenvolvimento do judô em Caxias do Sul/RS, entre os anos 80 e 2000. Com base no aporte teórico-metodológico da História Oral - método voltada à produção de narrativas como fontes do conhecimento, mas, sobretudo do saber (DELGADO, 2003) e que possibilita o alargamento das interpretações do passado (ALBERTI, 2010). Foram analisadas entrevistas concedidas, por Fernando Luiz Brito Kuse e Osvaldo Monteiro dos Santos, as quais foram confrontadas com outras fontes documentais, imagéticas e jornalísticas.
Como instrumentos de pesquisa foram usados: elaboração do roteiro, realização e gravação em ferramenta digital, transcrição do áudio, conferência de fidelidade, pesquisa e leitura final e uso do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

ANÁLISE E DISCUSSÃO
As evidências apontam que o judô, em meados dos anos 60, teria iniciado na região através dos policiais civis Delamar Teixeira da Silva e Osvaldo Monteiro dos Santos, que teriam instalado a prática esportiva no clube Recreio da Juventude Contudo, teriam permanecido pouco tempo na cidade. Porém, no início dos anos 2000, o professor Osvaldo Monteiro teria retornado para Caxias do Sul dando continuidade ao projeto de desenvolvimento desportivo no Recreio da Juventude. Antes disso, outros professores, como os senseis Fernando e José na Academia Nagazaki , Darci Pacheco Mandelli , Paulo Roberto Tiburri e Manoel Apparecido Lacerda , teriam se envolvido com o projeto.
Em 1986, após deixar o seu emprego na Metalúrgica Abramo Eberle, Fernando Luiz Brito Kuse, então, recém-formado faixa preta 1º dan , teria assumido a condição de responsável técnico do clube, no lugar do professor Lacerda, permanecendo na instituição até o ano de 2005, quando assumiram o comando do judô o seu filho Miguel Augusto Kuse e Giovani Cruz . Kuse, depois de sair do Recreio da Juventude, passou a se dedicar a docência do judô na Academia Nintai .
Durante o período da década de 1980 e do início dos anos 2000, o judô de Caxias do Sul, no campo da performance desportiva, teria se avultado no cenário estadual, com conquistas de títulos em competições nacionais e internacionais, sobressaindo-se Miguel Kuse, como técnico, bicampeão panamericano e brasileiro e, como atleta, pentacampeão brasileiro e vice-campeão panamericano. Além disso, outro destaque estaria no espaço formativo, no qual cerca de 90 judocas faixas-pretas teriam sido forjados, fundamentalmente, a partir dos empreendimentos do professor Kuse.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como é possível perceber através dos registros, o judô em Caxias do Sul passou por diversos momentos, com inúmeras tentativas de popularizar e criar raízes na cidade, desde meados da década de 60, mas foi nas duas décadas compreendidas entre 1980 e 2000 que ele atingiu seu ápice. E possível considerar que esse crescimento teve início com a entrada de Satoru Ebihara para assumir o judô no Recreio da Juventude, culminando com a chegada de Fernando Luiz Brito Kuse, que conduziu a Cidade de Caxias do Sul ao alto nível, com conquistas a níveis nacional e internacional.

Referências


ALBERTI, V. Narrativas na história oral. In: simpósio nacional de história. Anais eletrônicos. João Pessoa, PB: ANPUH-PB, 2003.

DELGADO, L. A. N. História oral e narrativa: tempo, memória e identidades. História oral, v. 6, n. 1, p. 9-25, 2003.

KUSE, FLB. Fernando Luiz Brito Kuse depoimento. Entrevistador: Walter Reyes Boehl. Porto Alegre, 2009. Entrevista concedida para o projeto Memórias do Judô do Rio Grande do Sul. [04 abril. 2009].

SANTOS, OM. Osvaldo Monteiro dos Santos depoimento. Entrevistador: Walter Reyes Boehl. Porto Alegre, 2009. Entrevista concedida para o projeto Memórias do Judô do Rio Grande do Sul. [03 mar. 2011].

Texto completo: PDF