Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Jorge Henrique de Lima Monteiro, Gustavo Borges Monteiro, Gabriel Ferezin Camargo, Telma Adriana Pacifico Martineli

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


Esse trabalho aborda um relato de experiência acerca do jogo protagonizado/jogo de papéis sociais em um curso de extensão realizado no segundo semestre do ano de 2020. Considerando as particularidades conceituais e de método do público participante, a intervenção contou com a aplicação de um jogo de papéis envolvendo a simulação de uma reunião de pais para decidir sobre o retorno de aulas presenciais durante a pandemia de COVID-19 em uma escola privada.

Referências


ELKONIN, D. B. Psicologia do Jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 64-81, abril 2004.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo: O homem e a cultura. Lisboa: Horizonte, 1978.

LEONTIEV, A. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKI, L.S.; LURIA, A.R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2006. p. 59-83.

OLIVEIRA, E. M.; ALMEIDA, J. L. V.; ARNONI, M. E. B. Mediação dialética na educação escolar: teoria e prática. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2007.

PICCOLO, G. M. O jogo por uma perspectiva histórico-cultural. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, p. 187-202, 2010.

Texto completo: PDF