Tamanho da fonte:
CRÍTICA E RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO URUGUAI: UMA PERSPECTIVA COMPARADA COM O BRASIL
Última alteração: 2021-11-30
Resumo
ESTE TRABALHO PROPÕE UMA ANÁLISE E UMA INTERPRETAÇÃO DO MOVIMENTO DE CRÍTICA E RENOVAÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO URUGUAI. ATRAVÉS DA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, E ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL E INSPIRADO EM ESTUDOS COMPARADOS, VAMOS REALIZAR UMA ANÁLISE CONCEITUAL DESSE MOVIMENTO NO CAMPO DO URUGUAI. TAMBÉM SERÁ REALIZADA ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DESSE PROCESSO, BUSCANDO COMPREENDER AS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS TEÓRICAS, AS PRINCIPAIS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS, A CONCEPÇÃO DE CORPO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES NOS DISCURSOS E NA REALIDADE URUGUAIA.
Referências
DOGLIOTTI, P. Educación/enseñanza del cuerpo en la formación del profesor de educación física en el Uruguay (1948-1970) (Tesis de posgrado). Presentada en la Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación para optar al grado de Doctora en Ciencias de la Educación. 2018
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
RODRÍGUEZ GIMÉNEZ, R. Enseñanza de la epistemología en la formación de grado y posgrado en educación física: reflexiones a partir de la experiencia uruguaya. In: GOMES, I.; ALMEIDA, F. Q.; VELOZO, E. Cenários. Epistemologia, ensino e crítica. Desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Harmonia: Nova Petrópolis. 2013, p. 167-192.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
RODRÍGUEZ GIMÉNEZ, R. Enseñanza de la epistemología en la formación de grado y posgrado en educación física: reflexiones a partir de la experiencia uruguaya. In: GOMES, I.; ALMEIDA, F. Q.; VELOZO, E. Cenários. Epistemologia, ensino e crítica. Desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Harmonia: Nova Petrópolis. 2013, p. 167-192.
Texto completo:
PDF