Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENCONTROS, DESENCONTROS E REENCONTROS SOBRE DUAS RODAS
Daniella Tschöke Santana, Simone Aparecida Rechia, Karine do Rocio Vieira dos Santos

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Este estudo discute momentos de encontros, desencontros e reencontros de usuários de bicicleta de Curitiba/PR em relação à pedalar, estabelecendo possíveis relações com o lazer. A metodologia envolveu o registro de um percurso de bicicleta com a verbalização da experiência e entrevista semiestruturada. Vimos que pedalar é uma prática introduzida na infância, mas que gradativamente perde espaço no cotidiano. Elementos disparadores objetivos e subjetivos influenciam no retorno da atividade.

Referências


ALBERICO, C. O.; SCHIPPERIJN, J.; REIS, R. S. Use of global positioning system for physical activity research in youth: ESPAÇOS Adolescentes, Brazil. Preventive Medicine, [s. l.], v. 103, p. S59–S65, 2017.
AUGÉ, Marc. El elogio de la bicicleta. Barcelona: Gedisa, 2008.
ALDRED, R. Adults’ attitudes towards child cycling: a study of the impact of infrastructure. European Journal of Transport and Infrastructure Research, [S.l.], v. 15, n. 2, apr. 2015.
DUNLAP, R.; ROSE, J., STANDRIDGE, S. H., PRUITT, C. L. Experiences of urban cycling: emotional geographies of people and place. Leisure Studies, 2020.
JONES, P.; EVANS, J.. The spatial transcript: Analysing mobilities through qualitative GIS. Area, 44(1), p. 92–99, 2012.
KUSENBACH, M. Street phenomenology: the go-along as ethnographic research tool. Ethnography. Vol 4, n. 3, p.455–485, 2003.
SCOTT, G. C. What is like to ride a bike: understanding cyclist experiences. 2018. 211f. Tese (Doctor of Philosophy) - Curtin University Sustainability Policy (CUSP) Institute, Curtin University, Curtin, 2018.
VIVANCO, L. A. Reconsidering the bicycle: An anthropological perspective on a new (old) thing. New York, NY: Routledge, 2013.

Texto completo: PDF