Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS COM CRIANÇAS EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DO BACHAREL EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFES
Gabriel Maroquio Zandomenighe da Silva, Érica Bolzan

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Analisa o suporte teórico-prático oferecido pelo currículo do bacharelado em Educação Física (EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para a mediação pedagógica com crianças em tratamento oncológico, em diálogo com as ações do “Projeto Brincar é o Melhor Remédio” (PBMR). Trata-se de um relato de experiência e conclui que existem algumas lacunas e, também, possibilidades para ampliação das abordagens sobre crianças e jogos e brincadeiras nos componentes curriculares.

Referências


CORSARO, W. A. Reprodução interpretativa e Cultura de pares. In: MULLER, F.; CARVALHO, A. M. A. (org.). Teoria e prática na pesquisa com crianças: diálogos com William Corsaro. São Paulo: Cortez, 2009.

GALVÃO, E. R. Relações pedagógicas da educação física com crianças e adolescentes em tratamento oncológico. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

MELLO, A. da S. et al. Projeto Brincar é o Melhor Remédio: relações pedagógicas centradas nas produções culturais das crianças. Revista Guará, Vitória, n. 12, p. 67-81, dez. 2019.

Texto completo: PDF