Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MÍDIA-EDUCAÇÃO EM PAUTA: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Carlos Alexandre Andrade dos Santos, Thiago Vieira Machado, Sérgio Dorenski Dantas Ribeiro, Mateus Henrique Silva Santos, Rodrigo de Souza Santos, Mário Jorge Oliveira Silva

Última alteração: 2021-11-29

Resumo


Este estudo analisa a contribuição do seminário “Educação Física e Escola: Diálogos e perspectivas” para formação de licenciandos em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe. Utilizando a mídia-educação, refere-se a um trabalho qualitativo, considerando um método que abrange a lógica de planejamento, levantamento das informações e análise de dados. Foram nítidas as contribuições: valorização do processo comunicativo, a criatividade como processo e a formação crítica como base fundamental.

PALAVRAS-CHAVE: mídia-educação; formação acadêmica; educação física

Referências


ADORNO, T. W. Teoria da semicultura. Revista Educação & Sociedade, Campinas, Ano XVII, nº 56, dez. 1996.

BELLONI, M. L. O que é Mídia-Educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências e diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

IMBERNÓN, F. M. Formação docente profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUZA, E. C. de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Texto completo: PDF