Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – MG
Tamara Aparecida Reis de Freitas, Diego de Sousa Mendes

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


O trabalho abordou a questão: como a formação continuada em Educação Física Escolar tem se constituído (ou não) e é significada pelos professores desta área que atuam na rede Municipal da cidade de São João Del-Rei – MG? Identificou-se que a família, especialmente os filhos, influenciam na aderência dos professores nos processos formativos. A indisciplina dos alunos associada a falta de autonomia da escola para resolver este problema também afeta a formação dos professores. A SME oferta formações, mas elas não são específicas para os professores de Educação Física. Os professores também utilizam as plataformas de informação e comunicação para se formarem. Outro aspecto importante, diz respeito ao lugar que o PRP e o PIBID ocupam na formação e prática destes professores.

Referências


NÓVOA, A. (Coord.). Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os professores e a sua formação. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 1995. p.15-33.

THIN, D. Para uma análise das relações entre famílias populares e escola: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 211-225, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a02v11n32.pdf. Acesso em: 16 de novembro de 2020.

Texto completo: PDF