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A CRÍTICA ONTOLÓGICA EM TORNO DO LÚDICO E AS CONTRIBUIÇÕES DE WALTER BENJAMIN
Última alteração: 2022-01-19
Resumo
Analisamos a obra Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação de Walter Benjamin. Buscamos investigar quais supostos ontológicos estão presentes na obra. Ancoramo-nos no materialismo histórico dialético, marcamos as passagens similares ao lúdico e analisamos o sentido ontológico da obra. Conclui-se que há uma fundação ontológica materialista em torno da formação humana, bem como uma produção compromissada com a classe proletária nos registros em torno da infância.
Referências
BARATA-MOURA, J. ‘Pensar aquilo que é’ tarefa e problema da filosofia. Lisboa/Portugal: Revista Vértice. N. 59, p. 77-81, março-abril de 1994.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
FERREIRA, M. P. de A. A centralidade do lúdico na formação humana: crítica das teses de Johan Huizinga. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019.
BENJAMIN, W. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, 2002.
FERREIRA, M. P. de A. A centralidade do lúdico na formação humana: crítica das teses de Johan Huizinga. Tese (doutorado) – Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2019.
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