Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
IGUALDADE DE GÊNERO NO CORFEBOL: UMA REVISÃO DESCRITIVA
Giselle Helena Tavares, Renata Laudares Silva, Nara Heloísa Rodrigues, Afonso Antônio Machado

Última alteração: 2021-12-03

Resumo


Este estudo, de natureza qualitativa procurou investigar e analisar as publicações acadêmicas acerca da temática de gênero no Corfebol. Desenvolvido por meio de uma revisão descritiva da literatura a partir artigos científicos no Google Scholar. Os resultados indicaram um índice elevado de estudos nos campos da fisiologia, antropometria e da psicologia relacionados ao Corfebol de alto rendimento e evidenciou-se uma carência de estudos versando sobre a temática da igualdade de gênero no Corfebol.

Referências


ACKER, R. V. et al. Sex equity and physical activity levels in coeducational physical education: exploring the potential of modified game forms. Physical Education and Sport Pedagogy, Abingdon, v.15, n.2, p. 159-173, jan. 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

CRUM, B. Conceitos de Corfebol. Holanda, KNKV, 2014.

DA SILVA, F. I. C.; DE ALMEIDA, D. M. F. Masculinidades no esporte: o caso do rugby. Movimento (ESEFID/UFRGS), Porto Alegre, v. 26, e26041, jan./dez. 2020. Disponível em:< https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/94214/57203>. Acesso em 22 maio 2021.

GARCIA, J. L.; SEPULVEDA, D. A. X. Corfebol: prática esportivacurricular de superação do patriarcado pandêmico. In: TAVARES, M. T. G. (org.) Lições da pandemia: movimentos sociais e lutas por direitos no Brasil. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2021. p.181-197.

GUBBY, L.; WELLARD, I. Sporting equality and gender neutrality in korfball. Sport in Society, Londres, v.19, n.8-9, p. 1171-1185, nov. 2015.

MARTINS, M. Z.; SILVA, B. S. Incorporar meninas nas aulas de esporte. Pensar a Prática, Goiás, v. 23, e59259, 2020. Disponível em: < https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/59259/35771>. Acesso em: 20 maio 2021.

PEREIRA, E. G. B.; GARCIA, R. M.; PEDROSA, G. F. S. Análise bibliométrica sobre atletas transgênero no esporte. Revista Gênero, Niterói, v. 21, n. 1, p. 112-138, 2º sem 2020. Disponível em: < https://periodicos.uff.br/revistagenero/article/view/46609/26711>. Acesso em: 21 maio 2021.

SILVA, R. L.; Tavares, G.H.; SCHWARTZ, G. M. Uso de materiais alternativos como estratégia pedagógica de ensino do Corfebol. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE e CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21, 8., 2019, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2019. v.1. n.1, 2748-2749. Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2021.

WENETZ, I.; ATHAYDE, P.; LARA, L. Gênero e sexualidade no esporte e na educação física [recurso eletrônico]. Natal: EDUFRN, 2020. Disponível em: < http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/G%C3%AAnero%20e%20sexualidade%20no%20esporte%20e%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20(Ci%C3%AAncias%20do%20esporte,%20educa%C3%A7%C3%A3o%20f%C3%ADsica%20e%20produ%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento%20em%2040%20anos%20de%20CBCE%20-%20%20v.%206).pdf >. Acesso em: 20 maio 2021.

Texto completo: PDF