Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DESAFIOS PARA O GTT ESCOLA EM TEMPOS DE RETROCESSOS
Gislene Alves do Amaral, Marina Ferreira de Souza Antunes, Gabriela Machado Ribeiro

Última alteração: 2021-09-04

Resumo


Refletimos sobre os desafios impostos hoje ao GTT Escola no sentido de que esta instância do CBCE contribua com o avanço do debate sobre a Educação Física escolar. Analisando publicações nos últimos 5 congressos, discutimos: a ausência da pós-graduação e o tratamento lacunar do tema escola. Indicamos duas tarefas: promover uma política científica antenada com as demandas das subáreas pedagógica e sócio cultural; revisar as compreensões sobre o que é, para que, e para quem serve a escola pública.

Referências


FORUM DE PESQUISADORES DAS SUBAREAS SOCIOCULTURAL E PEDAGÓGICA. Cenários de um descompasso da Pós-Graduação em Educação Física e demandas encaminhadas à CAPES. Disponível em: https://fefd.ufg.br/up/73/o/UTF8''CENARIOS_DE_UM_DESCOMPASSO_DA_POS-GRADUACAO_EMEDUCACAO_FISICA_E_DEMANDAS_ENCAMINHADAS_A_CAPES.pdf. Acesso em: 04 de abr. 2019.
MANOEL, E. J; CARVALHO, Y.M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 389-406, mai./ago. 2011.
TERRA. D. V. et al. A produção do GTT Educação Física/Esporte e Escola (1997-2005). In: CARVALHO, Y. M. e LINHALES, M. A. (Orgs.) Política científica e produção do conhecimento na Educação Física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 2007. p. 215-243.
TAFFAREL, C. N. Z. Política científica e produção do conhecimento na Educação Física/Ciência do Esporte: a conjuntura, as contradições e as possibilidades de superação. In: CARVALHO, Y. M. e LINHALES, M. A. (Orgs.) Política científica e produção do conhecimento na Educação Física. Goiânia: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. 2007. p. 17-71.
DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579831034. Disponível em: .

Texto completo: PDF