Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO POPULAR E O CRUZAMENTO DAS FRONTEIRAS UNIVERSIDADE/ESCOLA: A EXPERIÊNCIA DO KITANGU NO CAST
Vitória Vargas Georg, Mariana Gatto Lemos de Souza dos Santos, Renato Sarti

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo socializar uma ação de extensão desenvolvida no contexto do projeto “Kitangu: Educação Física na Educação Infantil”. Inserido no cenário de formação do referido projeto, o “Kitangu no Cast” consiste em um podcast que proporciona o diálogo entre professores da Educação Básica e licenciandos acerca das questões que atravessam a infância, a educação e a docência. Para subsidiar as discussões do trabalho em tela, foram mobilizados referenciais sobre a Extensão Universitária, com destaque, sobretudo, para a diretriz da Interação Dialógica e a concepção de Extensão Popular, e sobre a Formação de professores, destacando-se a aproximação entre Universidade e Escola.

A INTERAÇÃO DIALÓGICA, A EXTENSÃO POPULAR E O TERCEIRO ESPAÇO
Provocada por diversos atores, com destaque para o patrono da educação brasileira – Paulo Freire, a Extensão Universitária tem revogado sua concepção assistencialista, baseada na transmissão unilateral de conhecimentos, enquanto caminha para valorização do diálogo entre os saberes populares e o conhecimento científico (BENINCÁ e CAMPOS, 2017). Nesse sentido, alguns atores têm delineado as diretrizes que devem guiar as ações de Extensão, com destaque para o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Dentro dos princípios construídos pelo FORPROEX, destaca-se, no trabalho em tela, a interação dialógica que fundamenta a Extensão Popular e, segundo Gadotti (2017), refere-se à construção plural de conhecimento.
Dentro do âmbito da formação de professores, a criação de espaços híbridos tem ganhado sustentação, no sentido de superar a exacerbada hierarquia dos conhecimentos acadêmicos em relação aos conhecimentos populares e profissionais. Nesse sentido, Zeichner (2010) levanta possibilidades para a estruturação de um Terceiro Espaço, a partir do cruzamento de algumas fronteiras historicamente construídas entre Universidade/Escola, como a presença e a produção dos docentes da Educação Básica dentro do currículo de formação inicial.

A AÇÃO “KITANGU NO CAST”: ANÁLISES INICIAIS
Diante do desafio de se posicionar enquanto um espaço dialógico de aproximação entre Universidade/Escola, a ação “Kitangu no Cast” tem buscado possibilitar interações entre professores da Educação Básica e licenciandos a partir de diálogos sobre os diversos temas inseridos no contexto infância-educação-docência. Com publicações mensais e roteiros elaborados coletivamente, a primeira temporada do podcast contou com seis episódios hospedados na plataforma Spotify. Cada um dos episódios conta com a participação de um extensionista e dois professores da Educação Básica que atuam no contexto da Educação Infantil, tanto a partir da Pedagogia, quanto a partir da Educação Física.
Ao longo da primeira temporada do podcast, foram mobilizadas as temáticas sobre os sujeitos e a atuação docente na Educação Infantil, a saber: Multiplicidade de Infâncias; Políticas Públicas na/para Educação Infantil; Tradições Escolares na Educação Infantil; Avaliação e Registro na Educação Infantil; e O Papel do/a Professor/a na Educação Infantil. Aliada a publicações na plataforma Instagram, para divulgação, a primeira temporada contou com uma média de 155 reproduções entre os episódios.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em suma, a ação de extensão em tela tem fomentado uma articulação permanente entre professores em formação inicial (licenciandos) e professores em atuação (Educação Física e Pedagogia). Assim, diante da construção ampla de vivências e saberes entre os atores de cada episódio e do cruzamento da fronteira Universidade/Escola, foi possível refletir sobre a potente contribuição para a formação dos licenciandos envolvidos ou não diretamente com o projeto.

Referências


BENINCÁ, D.; CAMPOS, F. Extensão Popular: uma proposta transformadora para a educação superior. Dialogia, São Paulo, n. 27, p. 145-156, set./dez. 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2021.

GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2021

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as
experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades, 2010. Disponível em: . Acesso em: 18 jun. 2021.

Texto completo: PDF