Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA E AS MARCAS IDENTITÁRIAS
Guilherme Gonçalves Baptista, Gustavo da Motta Silva

Última alteração: 2021-12-04

Resumo


Este artigo analisou as influências que marcaram a cobrança dos testes de Aptidão Física desde o primeiro processo de ingresso discente na ENEFD, em 1939. Notou-se que essa exigência era coerente com o perfil profissional desejado e se constituía como um prolongamento da visão de ensino do instrutor militar. Portanto, os testes representavam um mecanismo identitário da Educação Física.

Referências


ARENO, W. Relatório de Viagem ao Norte. Arquivos, ENEFD, Ano IV, n.4, p. 26-43, 1948.

FERREIRA NETO, A. A pedagogia no exército e na escola: a Educação Física (1920-1945). Motrivivência, Florianópolis, ano XI, n. 13, Novembro 1999.

GOELLNER, S. O método francês e a Educação Física no Brasil: da caserna à escola. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1992.

GRUNENNVALDT, J. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: o projeto de uma época. Sergipe: Dissertação [Mestrado em Educação], Universidade Federal de Sergipe, 1997.

HOBSBAWN, E. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWN, E.; RANGER, T. A invenção das tradições. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 9-23.

MARINHO, I. Sistemas e Métodos de Educação Física. 4 ed. Cia Brasil Editora, 1958.

MELO, V. Escola Nacional de Educação Física e Desportos: uma Possível História. Campinas: Dissertação [Mestrado em Educação Física], Universidade Estadual de Campinas, 1996.

OLIVEIRA, J. Teste de habilidade específica para vestibulandos de Educação Física: permanência ou abolição - um estudo de caso. Rio de Janeiro, Dissertação [Mestrado em Educação], Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 1991.

PINTOR, J. A Criação da ENEFD na Universidade do Brasil e sua Inserção na Política do Estado Novo. Rio de Janeiro: Dissertação [Mestrado em Educação Física], EEFD-UFRJ, 1995.

ROLIM, I. Relatório apresentado ao reitor da Universidade do Brasil. Rio de Janeiro, 1940.

SILVA, G. A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ no período do Governo militar (1968-1979): o curso de formação de professores e sua invenção. Rio de Janeiro: Dissertação [Mestrado em Educação], Faculdade de Educação/UFRJ, 2013.

SOARES, C.; FRAGA, A. Pedagogia dos corpos retos: das morfologias disformes às carnes humanas alinhadas. Pro-posições, Campinas, v.14, n.2, p. 77-90, 2003.

Texto completo: PDF