Tamanho da fonte:
COMPREENSÃO DE EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Última alteração: 2021-12-02
Resumo
O tema tratado neste texto, fruto de uma pesquisa de iniciação científica, se refere aos os saberes da experiência no trabalho docente de professores do curso de Educação Física da Unoesc-Chapecó. E teve por objetivo refletir acerca da compreensão de experiência relacionada ao trabalho docente na educação superior.
A partir das respostas dos professores colaboradores, percebe-se que os saberes da experiência são um conjunto de saberes construídos, atualizados e relacionados à profissão docente e não provêm de currículos formativos. Segundo Tardif (2014, p. 49) "eles constituem, por assim dizer, a cultura docente em ação".
Os saberes da experiência não estão relacionados a doutrinas e teorias, são saberes práticos, construídos na interação entre sujeitos, que juntos formam representações que permitem ao professor a interpretação, compreensão e orientação de sua profissão e de sua prática docente.
A partir das respostas dos professores colaboradores, percebe-se que os saberes da experiência são um conjunto de saberes construídos, atualizados e relacionados à profissão docente e não provêm de currículos formativos. Segundo Tardif (2014, p. 49) "eles constituem, por assim dizer, a cultura docente em ação".
Os saberes da experiência não estão relacionados a doutrinas e teorias, são saberes práticos, construídos na interação entre sujeitos, que juntos formam representações que permitem ao professor a interpretação, compreensão e orientação de sua profissão e de sua prática docente.
Referências
BORGES, C. A formação dos docentes de Educação Física e seus saberes profissionais. In: BORGES, C; DESBIENS, J. (Orgs.). Saber, formar e intervir para uma educação física em mudança. Campinas, SP: Autores associados, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
Texto completo:
PDF