Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ENTRE LÓGICAS CUMULATIVAS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO CORPORAL DE FISICULTURISTAS
Caio Tavares Arraes, Roberta de Sousa Mélo

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


O objetivo deste estudo foi compreender as aproximações entre os projetos corporais de fisiculturistas e as dinâmicas de reconhecimento individual características das configurações sociais atuais. As análises, referenciadas pelas leituras de Byung-Chul Han e Anthony Giddens, propõem problematizações em torno das representações do corpo e de seus lugares nos modos de existência atuais que carecem de maior destaque campo da Educação Física.

Referências


ARRAES, C.; MÉLO, R. Negociando limites, manejando excessos: vivências cotidianas de um grupo de fisiculturistas. Movimento, v. 26, e26051, 2020.

GEERTZ, C. Uma Descrição Densa: Por Uma Teoria Interpretativa da cultura. In: A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

HAN, B. Sociedade do cansaço. 2. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017

NEIRA, M. G; BORGES, C.C.O. Esquadrinhar e Governar: análise das recomendações do CONFEF para a Educação Física escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 571-590, abr./jun. 2018.

Texto completo: PDF