Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS: AS CONEXÕES DO TRABALHO DOCENTE NA CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Vera Regina Oliveira Diehl, Lisandra Oliveira e Silva

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este texto analisa como as experiências na perspectiva da práxis contribuem no processo formativo dos docentes de Educação Física. Para atingir os objetivos, tomamos como referência os princípios de uma etnografia educativa. As informações obtidas contribuem para pensarmos que constituir-se docente é um processo complexo que se desenvolve em um movimento permanente de mudanças. Essas mudanças decorrem do movimento de reflexão das experiências vivenciadas ao longo da sua vida.

Referências


BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 123-128.
GRAMSCI, A. Concepção Dialética da História. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Vol. 1. Introdução ao Estudo da Filosofia. A Filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
SANTOS, N. Z.; ALMEIDA, F. Q.; BRACHT, V. Vida de professores de educação física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 2 p. 141-65, 2009.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros: uma crítica ao pensamento de Althusser. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

Texto completo: PDF