Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER NO BRASIL: AVANÇOS, RETROCESSOS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Petra Schnneider Lima dos Santos, Silvio Sanchez Gamboa

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Produção do conhecimento; Esporte; Formação Humana.

INTRODUÇÂO
O presente trabalho apresenta pesquisa em desenvolvimento sobre a Produção do Conhecimento sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil (2003 a 2018) considerando os avanços e retrocessos, a partir da sua implementação, visando, ou não, à formação integral do ser humano.
Busca-se na produção do conhecimento sobre as políticas públicas de esporte e lazer as explicações acerca das diferentes proposições teóricas sobre o esporte, concepções de educação, formação humana e perspectiva histórica que fundamentam essas políticas. Tais resultados permitem compreender as contradições, limites e compromissos dessas políticas perante a necessidade de transformação das atuais condições do ensino do Esporte na escola.
Nossa hipótese é que a escola continua sendo o local preferido de implementação das políticas que, apesar do seu improviso, precarização e descontinuidades, oferece as condições para confrontar os conflitos e desenvolver a potencialidade histórica do desenvolvimento do conhecimento, da formação humana e dum projeto histórico transformador.

METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental e de uma análise epistemológica da produção que confronta concepções, perspectivas, interpretações e resultados de pesquisas (2003 e 2018), considerando seus desdobramentos para a prática de ensino do esporte na escola.
Para a análise utiliza-se uma matriz paradigmática proposta por Bengoechea (1978) na análise dos enfoques da teoria sociológica: estrutural funcionalista e marxista (ALBUQUERQUE, 2007). Essa matriz vem sendo utilizado para análise de tendências epistemológicas da produção científica. Essa matriz se apoia no materialismo histórico-dialético, entendido como uma “[...] possibilidade teórica (instrumento lógico) de interpretação da realidade” (PIRES, 1997, p. 85). Tal perspectiva “[...] pode descobrir sua mais simples manifestação para que, ao nos debruçarmos sobre ela, elaborando abstrações, possamos compreender plenamente o fenômeno observado” (PIRES, 1997, p. 88).
Para efeito deste estudo a análise tem 4 momentos:
1º. Levantamento das produções científicas sobre Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil utilizando como fontes a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e dissertações (BDTD), para isso escolhemos as seguintes expressões “Políticas Públicas + Esporte + Lazer + Esporte e Lazer” e “Políticas Públicas and Esporte and Esporte e Lazer” realizando através de busca avançada refinando as expressões por assunto, considerando o período de 2003 a 2018.
2º. Construção de uma planilha no Excel contendo: a caracterização do trabalho e concepções de educação física, esporte, formação humana, conhecimento e projeto histórico, localizadas nos documentos.
3º. Leituras dos trabalhos selecionados na revisão bibliográfica ampliada e registro das categorias na planilha Excel, considerando a temática da Política Nacional de Esporte e Lazer, buscando compreender o percurso histórico dessa produção e seu reflexo na atual organização esportiva nas escolas.
4º. Análise epistemológica considerando as categorias a) formação humana; b) concepção de esporte; e c) proposição educativa; d) produção do conhecimento; e e) projeto histórico.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Esperamos que este balanço epistemológico da produção do conhecimento científico no campo da Política Pública de Esporte e lazer no Brasil, revele os conflitos e as contradições, assim como seus limites e as possibilidades de mudanças dessas políticas, visando o ensino do esporte como elemento da cultura corporal e do desenvolvimento da pessoa humana.

Referências


ALBUQUERQUE. J. de O. A produção de pesquisas em Educação Física, esporte e lazer com a temática escola no nordeste brasileiro [1982-2004]: mediações e possibilidades da educação para além do capital. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

BENGOECHEA, S; CORTES, F. Investigacion Empirica y Razionamiento Dialético: a Proposito de uma Práctica de Investigación. Revista Mexicana de Ciências e Politicas y Sociales, n. 93-94, México, 1978.

PIRES, M. F. C. Education and the historical and dialectical materialism; Interface Comunicação, Saúde, Educação, v.1, n.1, 1997.

Texto completo: PDF