Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MEDIAÇÕES ENTRE TRABALHO E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DE UM PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO DE TRABALHADORES
Denis Fernando Barcellos Angelo, Denise Grosso da Fonseca, Leonardo da Silva Lima

Última alteração: 2021-12-02

Resumo


Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo compreender o papel da Educação Física em um programa de escolarização de adultos trabalhadores. Utiliza-se o materialismo histórico dialético como teoria e método, apontando como parte dos resultados a ausência da categoria trabalho no interior da Educação Física e a reivindicação por parte dos sujeitos pesquisados que a área possa contribuir para pensar o trabalho enquanto atividade humana fundamental.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRIZZO, G. F. E. A organização do trabalho pedagógico da Educação Física na escola capitalista. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano) Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FRIZZO, G. F. E. A teoria do conhecimento na produção científica sobre o trabalho pedagógico na Educação Física. In: MOLINA NETO, V.; BOSSLE, F. O ofício de ensinar e pesquisar na educação física escolar. Porto Alegre: Sulina, 2010.

GAYA, A. Mas afinal, o que é Educação Física? Movimento, Porto Alegre, ano 1, n.1, p.29-34, set, 1994

KOSIK, K. Dialética do concreto. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2002.

MANACORDA, M. A. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 2ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

MÉSZÁROS, I. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.

NOSAKI, H. T. Educação Física e reordenamento no mundo do trabalho: Mediações da regulamentação da profissão. Tese (Doutorado em Educação) – 167 Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2004.

OJEDA, T. R. Relações entre corpo, trabalho e Educação Física na Educação de Jovens e Adultos. Anais do XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Porto Alegre, 2011.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

TAFFAREL, C. N. Z.; ESCOBAR, M. O. Mas afinal, o que é Educação Física? Um exemplo de simplismo intelectual. Movimento, Porto Alegre, ano 1, n.1, p.35-40, set, 1994.

Texto completo: PDF