Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM CRÍTICO-SUPERADORA E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Ailton Cotrim Prates, JAILDO CALDA VILAS BÔAS JÚNIOR, THAIS COSMO COUTINHO

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


O texto problematiza o papel da educação física na formação de conceitos na educação infantil, a partir de uma revisão bibliográfica das contribuições da periodização do desenvolvimento infantil e da Pedagogia Histórico-Crítica, e sua articulação com a Abordagem Crítico-Superadora. Os resultados apontam que desde a educação infantil a formação escolar deve ser mediada pelo conhecimento científico; e o trabalho pedagógico desenvolvente alicerçado, também, pela periodização do desenvolvimento.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo, SP: Cortez, 2012.
DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo, SP: Centauro, 2004.
GALVÂO, A. C; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2019.
GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. 2015. 232 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015.
KOPNIN, P. V. Fundamentos lógicos da Ciência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-critica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-critica na educação infantil e ensino fundamental. – Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MELO, F. D. A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 2017. 178 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
MELO, F. D. A.; LAVOURA, T. N.; TAFFAREL, C. N. Z. Ciclos de escolarização e sistematização lógica do conhecimento no ensino crítico-superador da educação física: contribuições da teoria da atividade. Humanidades & Inovação, Palmas-Tocantins, v. 7 n. 10, p. 117-134, 2020.
PASQUALINI, J. C. A teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
TEIXEIRA, D. R. Educação Física na pré-escola: contribuições da abordagem crítico-superadora. 2018. 156 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador, 2018.

Texto completo: PDF