Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIA: REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES A PARTIR DE SUA INSERÇÃO NO MEIO CIENTÍFICO
Jeniffer da Silva Bielavski, Francine Muniz Medeiros, Denise Grosso da Fonseca

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Este estudo se constitui em uma revisão bibliográfica pautada pelos moldes qualitativos e tem como objetivo compreender as relações entre Educação Física e Ciência a partir do seu processo de inserção no meio científico. Foram selecionados estudos que envolviam a temática, posteriormente analisados para discussão. Concluímos que há diferentes entendimentos sobre as relações da Educação Física e ciência, bem como uma hegemonia entre as subáreas da Educação Física.

Referências


BRACHT, V. Educação física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 22, n. 1, 2000.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO QUALIS: ÁREA 21. Disponível em:. Acesso em: 13 de maio de 2019.

GAYA, A. Mas afinal, o que é Educação Física? Movimento, Porto Alegre, ano 1, n.1, p.29-34, set, 1994.

MANOEL, E. J.; CARVALHO, Y. M. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 2, p.389-406, 2011.

TAFFAREL, C. N. Z.; ESCOBAR, M. O. Mas afinal, o que é Educação Física? Um exemplo de simplismo intelectual. Movimento, Porto Alegre, ano 1, n.1, p.35-40, set, 1994.

SILVEIRA, R. Vivendo Ciências: As (co)existências de diferentes ontologias científicas da Educação Física. 2016. 431f. Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física, Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano, Porto Alegre, 2016.

Texto completo: PDF