Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PROFESSORES EM FORMAÇÃO,AÇÃO E REFLEXÃO: UMA ANÁLISE DE FOTOS COMENTADAS
Gabriel Vandelli Carneiro, Renato Sarti Santos

Última alteração: 2021-12-01

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo identificar os olhares e enfoques dos professores em formação no processo de socialização profissional, no contexto dos projetos de extensão “Lusco Fusco” e “EEFD Baixada”, além do “Subproejto Educação Física PIBID/UFRJ”. Para isso pretende-se analisar as chamadas “fotos comentadas” localizadas na página virtual “Educação Física Escola e Profissão Docente – GEEP”. A foto tem como objetivo relatar o olhar deles no momento da atuação e o que mais chamou atenção deles durante a atuação. Elas têm assumido papel de destaque na reflexão sobre a prática docente e as temáticas que a atravessam.

Referências


DINIZ-PEREIRA, JE. Capítulo 1: A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In: DINIZ-PEREIRA, JE.; ZEICHNER, K. (org.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2ª Ed., 2011, p.11-37.

PIMENTA, S. G. Formação de professores - saberes da docência e identidade do professor. Revista da Educação da Aec do Brasil, São Paulo, n.104, p. 45-61, 1997.

Texto completo: PDF