Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO SOMÁTICA EM TELA DURANTE A PANDEMIA: UMA BUSCA PELO SENSÍVEL
Luciana Azevedo Rodrigues

Última alteração: 2021-08-31

Resumo


Este texto relata uma experiência de educação e dança somática vivida via plataforma virtual durante a pandemia de Covid 19. Tal relato tem dois eixos: um relativo à percepção de que o tema é pouco conhecido na formação docente em Educação Física; e, outro referente à especificidade do trabalho vivenciado e às afinidades notadas entre ele e ideias filosóficas importantes para uma educação contrária à violação do frágil corpo humano em meio aos choques audiovisuais.

Referências


ALEXANDER, G. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.

BENJAMIN, W. Capitalismo como religião. São Paulo: Boitempo, 2013.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W.; SCHÖTTKER, D.; BUCK-MORSS, S.; HANSEN, M. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. p. 09-40.

LABAN, R. Domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978

SASTRE, C. Entre o performar e o aprender: práticas performativas, Dança Improvisação e Análise Laban/Bartenieff de Movimento 2015. 262 f. Tese (Doutorado) - PPGE - UFRGS, Porto Alegre, 2015.

TÜRCKE, C. Sociedade Excitada: filosofia da sensação. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 2010.

TÜRCKE, C. Hiperativos! abaixo à cultura do déficit de desatenção. São Paulo: Paz e Terra, 2016

Texto completo: PDF