Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DANÇA INCLUSIVA: CURRÍCULO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Dayane da Silva Oliveira, Paulo Roberto Veloso Ventura

Última alteração: 2021-08-30

Resumo


Esta pesquisa analisou o currículo de cursos de educação física e dança das cincos regiões geopolíticas brasileiras com objetivo de analisar em que medida os cursos de graduação dessas áreas subsidiam o processo de inclusão de pessoas com deficiência, tendo a dança como instrumento. Utilizamos o método crítico-dialético, com análise quanti-qualitativa dos dados empíricos arrancados dos PPCs, cujos pressupostos revelam a dança inclusiva como componente indispensável em algumas IES, porém escasso na realidade de outras.

Referências


CLARO, C. P. L. Avaliação de um programa de dança em jovens com necessidades educativas especiais. 2012. 117 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Técnica de Lisboa/Faculdade de Motricidade Humana, FMH, Lisboa, 2012.

CIDADE, R. E. A; FREITAS, P. S. de. Introdução à educação física e ao deporto para pessoas portadoras de deficiência. Curitiba: UFPR, 2002.

LIMA, E. T. S. Política de inclusão: um estudo na rede pública de educação em Jataí-Goiás. 2014. 179 f. 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Educação, PPGE, PUC Goiás. Goiânia, 2014.

PORPINO, K. DE O. A dança contemporânea e a dança na escola: uma articulação possível. Paidéia: Revista Brasileira de Ensino de Arte e Educação Física, Natal, v. 1, n. 1, p. 9-31, dezembro 2008.

Texto completo: PDF