Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES DE CONSOLIDAÇÃO NAS ESCOLAS DE REFERÊNCIA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE PERNAMBUCO.
BRUNO CESAR SilVA, LIVIA TENORIO BRASILEIRO

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


A pesquisa investigou a consolidação da Educação Física nas Escolas de Referência em Ensino Médio do estado de Pernambuco diante da implementação do Novo Ensino Médio, analisando as dificuldades e as possibilidades do ensino da Educação Física diante a mudança desta etapa da Educação Básica. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa. Constatamos que os professores investigados não possuem conhecimentos aprofundados sobre o Novo Ensino Médio, bem como sobre a BNCC.

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BASTOS, Robson. S.; SANTOS JUNIOR, Oswaldo. G.; FERREIRA, Marcelo. P. A. Reforma do Ensino Médio e a Educação Física: um abismo para o futuro. Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 29, n. 52, p. 38-52, setembro/2017.BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Brasilia: MEC, 2017. . Acesso em: 10 de abril de 2020.
_____. Base Nacional Curricular Comum. Ministério da Educação, Secretaria executiva de Educação Básica. Brasília –DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_Ens noMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 15 de março de 2019.
GARIGLIO, Jose. A; ALMEIDA JUNIOR, Admir S. OLIVEIRA, Cláudio. M. O “Novo ” Ensino Médio: implicações ao processo de legitimação da Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 53-70, set. 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 1998.
PERNAMBUCO. Parâmetros Curriculares de Educação Física do Estado de Pernambuco – Educação Física (Ensino Médio e Fundamental). Recife, Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, 2013.

Texto completo: PDF