Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
NARRATIVAS, AFETOS E AFLUÊNCIAS: reflexões sobre o projeto de ensino "um dia, um rio!"
Natália de Oliveira Silva, Caroline Gomes de Oliveira

Última alteração: 2021-09-12

Resumo


O presente vídeo tem como intuito trazer as narrativas autobiográficas sobre as vivências e aprendizados tidos por alunos do ensino fundamental II da rede pública de Belo Horizonte. Tais narrativas referem-se ao projeto de ensino intitulado “um dia, um rio!” que articulou, na presente escola, com diferentes componentes curriculares e tinha como objetivo instigar os estudantes a refletirem não somente, mas também, sobre a então tragédia ocorrida em Mariana com o rompimento da barragem de Fundão em novembro de 2015, mas que acabou, em nosso projeto abrangendo também o rompimento da barragem de Brumadinho ocorrido em janeiro de 2019.
No que tange ao componente de Educação Física, o projeto foi guiado pela seguinte pergunta: “quais as práticas corporais existentes entre o sujeito e o rio?”. Para tal, trouxemos como enfoque o diálogo com as práticas de povos de comunidades quilombolas e ribeirinhas que vivem do e no rio, afetadas pelos crimes ambientais cometidos com o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais.

Texto completo: PDF