Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO DOS SIGNIFICADOS DAS ATIVIDADES DA CULTURA CORPORAL: PROBLEMÁTICA PARA O ENSINO HISTÓRICO-CRÍTICO
Tiago Nicola Lavoura, Brendo Santos Lima

Última alteração: 2021-11-30

Resumo


Abordando o caso particular da atividade Luta, busca-se apresentar os pressupostos fundamentais do método de investigação apropriado à problemática de identificação e explicação dos traços essenciais das formas de ser do objeto em questão. Nossa hipótese de trabalho é a de que o acervo de significados constitutivos da forma de ser das atividades da cultura corporal configura-se como potencial possibilidade de uma propositura de sistematização de conteúdos de ensino da Educação Física na escola.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GAMA, C. N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. 2015. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2015.

DIAS JUNIOR, E. M. Crítica da economia política do esporte: as relações entre a produção e circulação do mixed martial arts (mma) e a extração e realização da mais-valia. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2021.

DIAS JUNIOR, E. M. Metodologia do ensino das lutas: uma proposição crítico-superadora. In: Anais do V Congresso Nordeste de Ciências do Esporte. Guanambi, 2014.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LOUREIRO, R. Pedagogia histórico-crítica e Educação Física: a relação teoria e prática. 1996. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 1996.

MARTA, F. E. F. A Memória das lutas: as artes marciais orientais e a sua presença na cultura corporal de São Paulo. São Paulo: EDUC, 2010.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARTINS, C. J.; KANASHIRO, C. B. Budô, esporte de luta. Motriz: rev. educ. fis. (Online), Rio Claro, v. 16, n. 3, p. 638-648, Sept. 2010 .

MARX. C. O Capital: crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857-1858: esboço da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MELO, F. D. A. O trato com o conhecimento da Educação Física escolar e o desenvolvimento do psiquismo: contribuições da teoria da atividade. 2017. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.

NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física, a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 41ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

TEIXEIRA, D. R. Educação Física na pré-escola: contribuições da abordagem crítico-superadora. 2018. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação, Salvador-BA, 2018.

VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas – Tomo II. Pensamiento y Lenguaje – Conferencias sobre Psicología. Madrid: Visor, 2001.

Texto completo: PDF