Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
30 ANOS DA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA: PROBLEMÁTICAS ATUAIS
Carolina Picchetti Nascimento

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


O trabalho sistematiza parte dos resultados de uma pesquisa que investigou orientações teórico-metodológicas para a atividade docente em Educação Física a partir da perspectiva Critico-Superadora. Apresentam-se algumas problemáticas pedagógicas que estiveram presentes na elaboração da obra Metodologia do Ensino da Educação Física e delineiam-se expressões atuais dessas problemática para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem em Educação Física escolar.

Referências


BRACHT, V. A constituição das teorias pedagógicas da educação física. In: Cadernos CEDES, n 48. Corpo e Educação. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), p.69-88, 1999.

BRASILEIRO, L. T. et al. A Cultura Corporal como área de conhecimento da Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, p. 1003-1013, 2016.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Havana: Pueblo y educacion, 1983

MARCASSA, L. P; NASCIMENTO, C. P. A categoria atividade como fundamento da cultura corporal: contribuições para o ensino da educação física. In. BOSSLE, F.; ATHAYDE, P.; LARA, L. (org.). Educação Física escolar. Natal: EDUFRN, 2020. (Ciências do esporte, educação física e produção do conhecimento em 40 anos de CBCE, v. 5).

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

NASCIMENTO, C. P. A atividade pedagógica da Educação Física, a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. 293 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

OLIVEIRA, V. M. Consenso e conflito na Educação Física brasileira. Rio de Janeiro: Shape, 1994.

SOUZA JÚNIOR, Marcílio et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2011.

Texto completo: PDF