Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Produções Pedagógicas Desenvolvidas no Laboratório da Cultura Corporal
Larissa Maria da Silva Soares, Cintia Carolina Coelho, Iago Eliezer de Oliveira Tavares, Diego Fernandes Machado da Costa, Roberto Martins Costa, Renato Sarti dos Santos

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


O presente resumo visa socializar as produções desenvolvidas dentro do Laboratório da Cultura Corporal (LCC), ação integrante do Subprojeto Educação Física – UFRJ do Programa Institucional de Bolsas De Iniciação à Docência (PIBID). No LCC para cada proposta de atividade, um componente da cultura corporal é escolhido para ser tematizado, a partir disso, os integrantes coletivamente pesquisam e desenvolvem propostas que buscam historicizar e problematizar o tema, de forma a contextualizá-lo de acordo com a realidade social dos estudantes. Nesse contexto foram produzidas, por exemplo, atividades como o Almanaque dos Piques e Altinha. Assim, o LCC tem contribuído para a formação docente dos participantes do subprojeto, possibilitando espaços preciosos de reflexão sobre a prática profissional e diálogo com os referenciais importantes na área da Educação Física escolar.

Referências


SOARES, et al. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: editora Cortez, 1992.

ANDRÉ, M. E. D. A. Professores Iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo. v23, p. 4, 2018.

Instagram: @pibideefd. Disponível em . Acesso em: 18 jun. 2021

GALLARDO, J. Práticas de Ensino em Educação Física: A criança em movimento (1ª ed.). São Paulo: editora FTD, 2009.

Texto completo: PDF