Tamanho da fonte:
Produções Pedagógicas Desenvolvidas no Laboratório da Cultura Corporal
Última alteração: 2021-09-09
Resumo
O presente resumo visa socializar as produções desenvolvidas dentro do Laboratório da Cultura Corporal (LCC), ação integrante do Subprojeto Educação Física – UFRJ do Programa Institucional de Bolsas De Iniciação à Docência (PIBID). No LCC para cada proposta de atividade, um componente da cultura corporal é escolhido para ser tematizado, a partir disso, os integrantes coletivamente pesquisam e desenvolvem propostas que buscam historicizar e problematizar o tema, de forma a contextualizá-lo de acordo com a realidade social dos estudantes. Nesse contexto foram produzidas, por exemplo, atividades como o Almanaque dos Piques e Altinha. Assim, o LCC tem contribuído para a formação docente dos participantes do subprojeto, possibilitando espaços preciosos de reflexão sobre a prática profissional e diálogo com os referenciais importantes na área da Educação Física escolar.
Referências
SOARES, et al. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: editora Cortez, 1992.
ANDRÉ, M. E. D. A. Professores Iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo. v23, p. 4, 2018.
Instagram: @pibideefd. Disponível em . Acesso em: 18 jun. 2021
GALLARDO, J. Práticas de Ensino em Educação Física: A criança em movimento (1ª ed.). São Paulo: editora FTD, 2009.
ANDRÉ, M. E. D. A. Professores Iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo. v23, p. 4, 2018.
Instagram: @pibideefd. Disponível em . Acesso em: 18 jun. 2021
GALLARDO, J. Práticas de Ensino em Educação Física: A criança em movimento (1ª ed.). São Paulo: editora FTD, 2009.
Texto completo:
PDF