Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
SABERES DISCENTES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Robinson Luiz Franco da Rocha, Eliana Ayoub

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Os saberes discentes provenientes da formação escolar de professores de educação física parecem ser pontos de suporte importantes para suas práticas de ensino. Este trabalho discute a mobilização desses saberes por dois professores em suas práticas educativas no ensino dos esportes. Podemos afirmar que os saberes discentes constituem relevantes fontes do saber ensinar a educação física escolar, o que, certamente, ainda precisa ser mais bem compreendido em nossa área.

Referências


BORGES, C. M. F. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. 1ª ed. Araraquara: JM Editora, 2004.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 06, n. 12, p. XIV-XXIV, 2000.

CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

________. Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte: Fabrefactum, 2010.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 74, p. 27-42, abr. 2001.

ROCHA, R. L. F. Os saberes docentes de professores de educação física: janelas para o ensino da educação física escolar. 329 f. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

_______. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, jun. 2013.

TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, ano XXI, n. 73, dez. 2000.

Texto completo: PDF