Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
O FEEDBACK NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Vinícius Jordão Silva, Ricardo Drews

Última alteração: 2021-09-07

Resumo


INTRODUÇÃO
Ao longo das últimas décadas, o voleibol tem ocupado um lugar de destaque entre os esportes de rendimento em vários países do mundo (MARONI; MENDES; BASTOS, 2010). Considerado um esporte coletivo caracterizado pela imprevisibilidade e dependente de ações motoras rápidas e precisas em um pequeno espaço de tempo, o seu desempenho é apontado como um fenômeno multifatorial (BANGSBO, 2015).
No seu processo de ensino-aprendizagem em diferentes contextos, as informações de retorno relacionadas ao desempenho denominadas de feedback, fornecidas pelo treinador ou acessadas de maneira intrínseca pelos atletas, são essenciais para otimizar a aprendizagem e desempenho desse esporte (MORENO et al., 2016; UGRINOWITSCH; TANI, 2016). O presente estudo teve como objetivo revisar sistematicamente a produção científica sobre o feedback no processo de ensino-aprendizagem do voleibol.

MATERIAIS E MÉTODOS
As bases de dados utilizadas na presente revisão foram o MEDLINE via Pubmed, Web of Science, Scopus (Elsevier) e SportDiscus. A estratégia de busca incluiu os descritores “Feedback” e “Volleyball”. As buscas dos artigos ocorreram entre os meses de fevereiro e março de 2021.
Foram incluídos somente artigos científicos originais com a restrição do idioma de língua inglesa, em que a temática feedback na modalidade esportiva voleibol fosse abordada em relação ao treinador ou praticante/atleta. Não foi adotado data limite de ano de publicação dos artigos, como também não foram incluídos dissertações, teses, resumos de congresso, editoriais e cartas.
Os procedimentos de busca e seleção dos artigos foram realizados por dois pesquisadores de forma independente e em caso de discordância, foi debatido entre os avaliadores até alcançar um parecer final. A análise inicial constou da leitura dos títulos e resumos dos artigos. Na fase seguinte, todos os selecionados pelo resumo foram examinados na íntegra de acordo com os critérios de inclusão estabelecidos.
Os dados referentes ao período temporal da produção científica, autores, nome da revista científica e as formas de feedback foram organizados em uma planilha do Microsoft Office Excel para posterior análise. Os dados foram analisados com base em estatística descritiva dos valores absolutos (N) e relativos (%).

RESULTADOS E DISCUSSÃO
No total, foram encontrados 272 artigos, sendo 90 no Scopus, 82 no Web of Science, 27 no PubMed e 73 no SportDiscus. Dentre esses, 73 artigos foram selecionados para compor o estudo, sendo 199 excluídos após análise.
Identificou-se um aumento crescente de estudos analisando a temática nos últimos dez anos, considerando que o primeiro estudo encontrado foi no ano de 1992. Além disso, a maioria dos estudos teve como meta de investigação a função motivacional do feedback e sua relação com os treinadores de voleibol. Tal panorama vai em direção a um número considerável de estudos que tem analisado os efeitos do fornecimento de feedback na aquisição de diferentes habilidades motoras (CHIVIACOWSKY, 2020).

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados permitem concluir que o feedback é um fator de alta relevância no processo de ensino-aprendizagem do voleibol, sendo uma temática com um número crescente de investigações com ênfase nas suas propriedades motivacionais. Novos estudos analisando os efeitos do feedback no ensino-aprendizagem da tática e na prevenção de lesões em jogadores(as) de voleibol são linhas de pesquisa promissoras.

Referências


BANGSBO, J. Performance in sports–With specific emphasis on the effect of intensified training. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, v. 25, p. 88-99, 2015.
CHIVIACOWSKY, S. The motivational role of feedback in motor learning: evidence, interpretations, and implications. In: Mauricio Bertollo; Edson Filho (Org.). Advancements in Mental Skills Training. London: Routledge, 2020. p. 44–56.
MARONI, F. C.; MENDES, D. R.; BASTOS, F. C. Gestão do voleibol no Brasil: o caso das equipes participantes da Superliga 2007-2008. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 24, n. 2, p. 239-248, 2010.
MORENO, M. P.; MORENO, A.; GARCÍA-GONZÁLEZ, L.; UREÑA, A.; HERNÁNDEZ, C.; DEL VILLAR, F. An intervention based on video feedback and questioning to improve tactical knowledge in expert female volleyball players. Perceptual and Motor Skills, v. 122, n. 3, p. 911-932, 2016.
UGRINOWITSCH, H.; TANI, G. Aprendizagem Motora e o Ensino do Voleibol. In: Go Tani; Umberto Cesar Corrêa. (Org.). Aprendizagem Motora e o Ensino do Esporte. 1ed. São Paulo: Edgard Blucher Editora, 2016. p. 355-376.

Texto completo: PDF