Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A GAMIFICAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID
Vinícius José de Lima Alves, Joseildo Anderson Alves da Silva, Allyson Carvalho de Araújo, Leilane Leite

Última alteração: 2021-09-09

Resumo


Com a pandemia tributária da Covid-19, desde o mês de fevereiro do ano de 2020, as escolas lecionam suas aulas remotamente. Neste modelo de ensino, segundo Alves (2020), "predomina uma adaptação temporária das metodologias utilizadas no regime presencial, sendo realizadas com os professores responsáveis pelas disciplinas das aulas presenciais”. Dito isso, aplicativos/plataformas como o Google Meet, Zoom, Discord e outros, são usados como ferramentas comunicativas entre o docente e o estudante para que a aula possa acontecer.
Destarte, as atividades remotas, assim como outros eventos que são realizados sem planejamento/estrutura prévia, tem seus obstáculos. Dentre eles são vistos, no âmbito educacional, a baixa participação dos alunos nas atividades propostas de forma assíncrona e síncrona.
Diante de tal fato, nós, alunos bolsistas do Pibid-UFRN, subprojeto Educação Física, pensamos em certas táticas para tentar refrear tais óbices. Uma delas foi o uso de jogos com o intuito de chamar a atenção dos alunos e gerar aprendizado através das plataformas gamificadas. O objetivo deste trabalho é relatar e refletir a experiência pedagógica em modelo remoto por meio de plataformas gamificadas.

Referências


ALVES, Lynn. EDUCAÇÃO REMOTA: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas - Educação, [S.L.], v. 8, n. 3, p. 348-365, 4 jun. 2020. Universidade Tiradentes.

CRUZ JUNIOR, Gilson. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Movimento, Florianópolis, v. 20, n. 3, p. 941-963, jul./set. 2014.

Texto completo: PDF